Início Artigos A terceira idade no centro das atenções

A terceira idade no centro das atenções

mario covas netoNo próximo dia 6 de junho, a partir das 9h, acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo o 2º encontro do Fórum Nacional e Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos.

O Fórum foi criado no ano passado, em Juiz de Fora, na ocasião de um evento em comemoração aos 10 anos do Estatuto do Idoso, e tem como principal foco a discussão de ações voltadas à terceira idade, além de cobrar dos governos políticas públicas mais eficientes na área dos Direitos Humanos.

Foram convidados para o evento representantes das comissões do Idoso e de Direitos Humanos das casas legislativas das capitais brasileiras e dos municípios com mais de 500 mil habitantes.

Isso favorecerá a união de ideias e esforços na elaboração de iniciativas que garantam aos cidadãos um envelhecimento digno e saudável.

O fato do evento acontecer na capital paulista tem um significado especial para mim. Além de ser a cidade onde atuo como vereador, também é o principal expoente do país no cenário global e deve ser pioneira na elaboração de políticas para idosos.

E mais do que nunca, é importante termos pressa. Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil deve quadruplicar até 2060, chegando a 58,4 milhões. Até o ano passado o número girava em torno de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos. No período, espera-se que a expectativa de vida média do brasileiro passe dos atuais 75 anos para 81 anos.

E mais: somente de idosos com mais de 90 anos, serão 5 milhões. Uma população dez vezes superior à atual, estimada em 473 mil.

Na programação do encontro estão previstas palestras de profissionais de diversas áreas e grupos de discussão, que abordarão temas como mobilidade do idoso nas cidades, qualidade de vida, saúde e lazer e violência contra a terceira idade.

Ao final do evento, um documento formulado por esses grupos com as principais reivindicações da terceira idade será encaminhado a todos os candidatos à Presidência da República. O documento servirá na elaboração dos planos de governo dos parlamentares.

Na minha opinião, não há governante que não queira acertar em fazer o melhor à população. Mas para isso, ele deve saber como colocar em prática as medidas para tal. Cabe a nós ajudarmos indicar os caminhos corretos. E é o que faremos por meio do Fórum Nacional.

* Mario Covas Neto, 55, é vereador na capital pelo PSDB

Artigo anteriorEm 12 anos, a dívida da Petrobras alcança o maior nível
Próximo artigoTerceira idade é tema de evento na Câmara