Início Artigos Dilma desmontará o sistema de corrupção?

Dilma desmontará o sistema de corrupção?

Alberto Goldman

FHC tem declarado que Dilma tem a possibilidade de desmontar o sistema de corrupção montado no governo Lula.
Discordo. Isso até poderia ser a vontade dela, até porque tem consciência de que no caminho que vai, não se sabe se chegará ao fim do seu mandato. Mas acho que não o fará por dois motivos: o primeiro motivo é que está comprometida como o próprio sistema que foi montado no governo Lula. É parte dele. Foi beneficiada por ele, é seu sub produto.
O segundo motivo é que os congressistas eleitos são também, em grande parte, consequência do sistema corrupto que foi montado: a cooptação de entidades sindicais e comunitárias, o uso ilegal ao aparelho estatal, o comprometimento com interesses privados. Deputados e senadores que se constituem na base de sustentação do governo nasceram nesse sistema e não tem condições – nem querem – romper com ele.
O quadro é ainda mais grave que o que encontramos no governo Collor. Lá os parlamentares não tinham sido produto de um sistema de corrupção anterior que teria tido a possibilidade de elegê-los e mantê-los servis aos interesses privados. Além do que, o vice-presidente de Collor era Itamar Franco, homem de história política sem qualquer restrição. Agora, o vice-presidente também é produto do mesmo sistema construído por Lula. Lembremos ainda o que era o PT no governo anterior a Collor e durante esse mesmo: um partido de oposição, popular e fruto das lutas pela redemocratização do país. Seus parlamentares tinham sido eleitos sem qualquer comprometimento com interesses escusos. Agora, o quadro é outro. O PT faz parte, é mesmo a espinha dorsal, do próprio sistema montado no governo Lula.
Só um amplo movimento popular, mais amplo e profundo do que se deu no governo Collor poderá modificar a situação. Talvez isso dê à Dilma, se ela tiver tutano para tanto, a coragem para enfrentar uma mudança profunda. Nós, da oposição, não teremos por que não apoiar esse movimento.

Artigo anteriorNeuza Barbosa de Lima, presidente do Núcleo Sindical do PSDB paulista, fala sobre posse da nova diretoria
Próximo artigoMágoas petistas e os fofoqueiros