Início Artigos União pela água

União pela água

A superação do desafio mundial e nacional do abastecimento de água passa pela atuação determinada do poder público. A troca de experiências e a ajuda mútua entre estados e o governo federal são a chave para essa e outras conquistas fundamentais.

A colaboração recente do governo de São Paulo com a União é um gesto que valoriza a Federação. O empréstimo de “super bombas”, adquiridas durante a crise hídrica paulista serve agora para aliviar os efeitos da forte estiagem que acomete o Nordeste. Graças a elas foi possível antecipar a chegada da água do Rio São Francisco em regiões de Pernambuco e Paraíba.

Foram necessárias 34 carretas para transportar as “bombas” numa jornada pelo País.

Atualmente estamos também em tratativas para contribuir nessa área com os governos da Bahia e do Distrito Federal.

São Paulo, no biênio 2014-2015, passou pela pior estiagem já registrada. Foi um fenômeno duas vezes superior à mais severa seca que se tinha notícia até então, ocorrida em 1953.

Hoje voltamos à normalidade, tanto pelo retorno das chuvas, quanto pela realização de uma série de obras emergenciais e estruturantes e pela adesão da população ao uso racional da água.

Uma das ações, viabilizada em comum acordo com o governo federal e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, é a interligação das bacias do Jaguari e Atibainha, que dobrará a capacidade de armazenamento do sistema Cantareira, o maior de São Paulo.

Como a obra envolve um rio federal, o Paraíba do Sul, a sua realização se tornou outro bom símbolo de cooperação federativa.

Avançamos, em suma, de forma ininterrupta para enfrentar possíveis condições meteorológicas futuras tão agudas quanto aquelas que nos atingiram e que atualmente afetam o Nordeste e o Distrito Federal.

O caminho para o futuro é o fortalecimento do federalismo. O trabalho feito em união potencializa a capacidade de melhorar a vida dos brasileiros.

Juntos, temos mais condições de prosperar e criar oportunidades de desenvolvimento sustentável para todos.

*Artigo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), publicado nesta quarta-feira (22/02) no Jornal do Commercio de Pernambuco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*