Início Bancada Aplicativo permite que cidadão ajude a elaborar plano de metas de SP

Aplicativo permite que cidadão ajude a elaborar plano de metas de SP

A Prefeitura de São Paulo criou uma plataforma colaborativa que receberá sugestões para a elaboração do Programa de Metas 2017-2020, documento que reunirá diretrizes para a administração da cidade nos próximos quatro anos. Na primeira primeira fase da consulta pública, a população poderá apresentar pela internet projetos e expectativas para a capital paulista.

Esta é a primeira vez que os cidadãos têm a oportunidade de participar da criação do documento, antes até da realização de audiências públicas. Pelo site, é possível propor soluções em áreas como educação, saúde e habitação.

Para participar, basta acessar a página do Programa de Metas (http://programademetas.prefeitura.sp.gov.br) e efetuar um cadastro. Em seguida, o cidadão poderá explicar qual sua grande meta para São Paulo, qual as áreas envolvidas e também sugerir projetos para a Prefeitura.

Ao se registrar no site, as pessoas também passam a receber por email informações sobre as próximas etapas da consulta. Na página, é possível também conhecer propostas de outros cidadãos. O site tem ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, com tradução em libras e estrutura compatível com leitor de tela.

“As informações recolhidas por esta nova plataforma serão tabuladas e utilizadas na construção da versão final do Programa de Metas da cidade, a ser publicada em junho de 2017”, explica o secretário de Gestão, Paulo Uebel, responsável pela coordenação do programa. “Ao abrir este espaço para a população, chegamos mais perto de realizar ações necessárias e desejadas pela sociedade”, completa.

Além da consulta digital, estão previstas 38 audiências públicas, cuja programação será divulgada em 22 de março. A expectativa é que a primeira versão do documento seja apresentada em 31 de março e que o texto final esteja pronto em junho de 2017.

Programa de metas
O Programa de Metas está previsto na Lei Orgânica do Município de São Paulo desde 2008. O prefeito eleito precisa apresentar as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal durante os quatro anos de sua gestão. Após esta primeira apresentação, as propostas devem ser discutidas em audiências públicas gerais, temáticas e regionais.

Artigo anteriorDoria vai instalar 10 mil câmeras de monitoramento na capital
Próximo artigoEm dois meses, Nogueira reduz 50% de comissionados em Ribeirão