Início Bancada Conferência Mundial do Clima: Tripoli espera maior comprometimento dos países ricos

Conferência Mundial do Clima: Tripoli espera maior comprometimento dos países ricos

16794562280_272143e9ab_kO deputado Ricardo Tripoli (SP) participa, a partir desta segunda-feira (30), da 21ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21). O evento acontece em Paris, na França, até o próximo dia 11 com a presença de 153 chefes de Estado e de
governo de todo o mundo. O objetivo da conferência é adotar medidas mundiais que possam reduzir o aquecimento global e minimizar o aumento da temperatura. Trata-se do maior evento já organizado pela Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, superando a COP-15, realizada em 2009 em Copenhague, na Dinamarca.

A expectativa de Tripoli, que representa a Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC), é que as negociações durante a conferência criem novos instrumentos de combate ao aquecimento do planeta, tanto nos países industrializados, como nas nações em desenvolvimento. No entanto, o parlamentar paulista pondera que a COP 21 só terá êxito se houver maior comprometimento dos países envolvidos.

Na avaliação do deputado, os mandatários estrangeiros precisam equilibrar suas expectativas e ter consciência sobre o papel que representam. “É importante que cada um faça sua parte, objetivando resultados positivos e permitindo que outras nações façam o mesmo. É dessa maneira que os principais acordos multilaterais são feitos e é assim que tem que acontecer com o clima também. Mudanças climáticas não é assunto que se consegue resolver só com boa vontade”, argumentou.

Tripoli, que já participou das conferências anteriores, espera que na COP 21 haja maior participação dos países em desenvolvimento nas iniciativas de redução das emissões.

MISSÃO SEM ÔNUS

Apesar de o deputado estar em missão oficial e viajar como representante brasileiro do Congresso Nacional, sua participação na COP 21 não trará nenhum custo para os cofres públicos, já que Tripoli é responsável por todos os gastos da viagem.

Saiba mais sobre a COP 21 aqui.

Artigo anteriorAndrade confessa suborno na Copa, acerta acordo e pagará multa de R$ 1 bi
Próximo artigoHabitação: mais 104 famílias em Iacri recebem as chaves da casa própria