Início Bancada Em menos de 3 meses, Marília reduz fila para creche em 30%

Em menos de 3 meses, Marília reduz fila para creche em 30%

A gestão tucana de Daniel Alonso em Marília reduziu em 30% a fila para vagas em creches na cidade. Segundo dados da secretaria municipal de Educação, a gestão atual herdou o desafio de uma fila de quase mil crianças inscritas na Central de Vagas para Emeis – berçários (de quatro meses a três anos).

De acordo com o Secretário de Educação do município, professor Beto Cavallari, novas vagas serão abertas já a partir desta semana, com o início das atividades de 25 professoras temporárias. “Quando assumimos a gestão, a cidade tinha 958 crianças entre quatro meses e três anos inscritas na Central de Vagas. De janeiro a março, concedemos 270 vagas nas escolas municipais de ensino infantil. Ainda existem 688 crianças na lista de espera, o que não nos agrada. É importante ressaltar, porém, que estamos trabalhando com firmeza e ainda este ano entregaremos novas Emeis”, disse.

CENTRAL

O secretário reforça que Marília já resolveu o problema, há anos, das filas de pais nas madrugadas em portas de escolas. Ele lembra que a Central de Vagas foi criada em 2014, com o objetivo de atender especificamente as demandas da faixa etária de quatro meses a três anos.

“Esse grupo etário é atendido por critérios técnicos, de forma organizada e conforme a ordem da inscrição. Estas diretrizes estão estipuladas no Plano Municipal de Educação que, por sua vez, está de acordo com a Lei 12.796”, reforça.

O secretário esclarece que não foi possível aumentar o atendimento, até o momento, devido à carência de professores e demais servidores da educação nas unidades escolares. “Essa realidade começou a mudar hoje (14), com a apresentação de 25 professoras temporárias contratadas pela Prefeitura. Estamos gratos ao prefeito Daniel Alonso, que em um grande esforço, atendeu essa necessidade da nossa pasta”, atribuiu.

 

As professoras contratadas receberam capacitação de quatro horas, na tarde desta segunda-feira (13) e já nesta terça-feira (14) se apresentam nas respectivas escolas. “Até o fim de março, receberemos o reforço de mais profissionais temporários, que serão capacitados para cumprir atividades como docentes, de auxiliar de desenvolvimento escolar e de atendimento”, finalizou o secretário.

EXPANSÃO DA REDE

Para 2017 estão previstas as inaugurações das Emeis-creche “Flauta Mágica”, no Jardim Cavallari (zona oeste) e “Catavento”, no bairro Nova Marília 4 (zona Sul). Cada unidade atenderá 150 alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*