Início Bancada Humanização e parceria marcam ações sociais em Tatuí

Humanização e parceria marcam ações sociais em Tatuí

A administração tucana em Tatuí, na região de Sorocaba, tem se destacado pelas ações sociais neste início de gestão. Além de ter que recuperar a cidade na questão da infraestrutura e saúde, as ações da prefeita Maria José Gonzaga passam pela questão da humanização dos serviços públicos.

No início deste mês, os cerca de 4 mil pacientes que saem mensalmente do município para tratamento médico em outros centros, como Jaú, Barretos, Sorocaba e São Paulo, passaram a receber o “kit lanche”, um reforço na primeira alimentação do dia. O kit é composto por um suco pequeno, água, bolacha e uma maçã.

A ação do município, embora simples, ganhou repercussão nas redes sociais e a Câmara dos Vereadores lhe propôs uma moção de aplausos pela iniciativa, assinada de forma unânime, reunindo parlamentares de vários partidos.

Maria José ainda conseguiu reunir a sociedade, através do projeto “Adote um Quarto – Abrace a Santa Casa”, em torno da reforma dos 111 leitos SUS da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Empresários, sindicatos, grupos de amigos, entidades religiosas e clubes de serviços estão envolvidos na ação. Cada um adotou um quarto. São 33 quartos no total, 11 por piso do prédio “Orlando Bolzan”, que atende os pacientes do SUS. Todos os quartos estão sendo reformados e o primeiro piso deve ser entregue no mês de dezembro. Cada paciente terá no quarto uma cama hospitalar nova, TV, ar condicionado e outros móveis novos; e o acompanhante uma cadeira especial, reclinável. Tudo isso, sem custo algum para o município.

Em Tatuí, outra situação importante que está em pauta é a população de rua. Em janeiro 35 pessoas viviam nesta situação. Quinze delas já foram retiradas das ruas e ou estão em tratamento com acompanhamento médico e profissional ou foram realocadas no mercado de trabalho.

Outra ação importante foi a disponibilização para a comunidade de um serviço também inédito no âmbito da Guarda Municipal. Um veículo especial, adaptado (Doblo/Fiat), que é utilizado para o transporte de pacientes portadores de deficiências, que precisam de auxílio para ir a uma consulta ou realizar algum exame médico. Através do telefone 199, o uso da viatura é agendado e os guardas municipais auxiliam no transporte dos cidadãos. Em setembro passado, foram 60 atendimentos e, em outubro, 45.

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