Início Bancada Insper inaugura Cátedra que homenageia Ruth Cardoso

Insper inaugura Cátedra que homenageia Ruth Cardoso

*Texto do Centro Ruth Cardoso

Buscando resgatar a história e o trabalho de Ruth Cardoso, o Insper, com apoio da The Haddad Foundation, inauguraram na última terça-feira, dia 23 de Outubro de 2018, uma Cátedra em sua homenagem. O evento aconteceu no auditório Steffi e Max Perlman, e contou com grande presença de público, atraindo muitos jovens e adultos. A mediação do encontro ficou a cargo do presidente do Inesp, Marcos Lisboa.

Após um vídeo introdutório, que lembrou momentos de sua trajetória, mostrando relatos de pessoas próximas a Dra Ruth, Cláudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, destacou a sua importância no desenvolvimento social do país, lembrando as ações que ela desempenhou durante o tempo em que foi primeira dama do Brasil. Cláudio explicou que a origem da ideia veio da doação das ações da Cátedra do Instituto Futuro Brasil -criado em meados dos anos 2000 com objetivo de incentivar políticas públicas – para o Insper. Essa troca, provocou a transformação de seu nome para Cátedra Ruth Cardoso,  “Ninguém melhor para associar a essa cátedra do que Dra Ruth” falou Cláudio.

Um dos momentos que emocionou a platéia foi a leitura do texto de autoria de sua filha, Beatriz Cardoso. “Ela sempre foi atenta, analítica, mais aberta e livre na forma de pensar e conectar os fatos” disse Beatriz em sua fala, instigando também o imaginário de todos presentes fazendo-os refletir sobre qual seria sua reação a situação atual do país “As vezes me pergunto como ela estaria reagindo a tanta falta de racionalidade e possibilidade de diálogo” acrescentou Beatriz.

Também prestaram homenagens, o ex ministro da saúde, José Serra, que ao ser convidado para falar, recordou o pensamento que Ruth Cardoso tinha quando o assunto era desenvolvimento do terceiro setor: “O povo precisa entender que você está do lado dele, esse era o mote da Ruth” citou Serra.

A Cátedra

O primeiro professor da Cátedra Ruth Cardoso, Naercio Menezes Filho, explicou sobre os motivos que levaram a escolha do nome da Cátedra em sua homenagem. Segundo ele, a sociedade tem recursos para desenvolver as habilidades das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e Ruth Cardoso era uma especialista em enxergar essas qualidades e direcioná-las. Foram mostradas também algumas pesquisas realizadas ao longo da trajetória da Antropóloga, evidenciando a razão da escolha da parte do Insper.

 

O economista Ricardo Paes de Barros, professor da Cátedra Ayrton Senna no Insper, lembrou que a verdadeira função da política pública é fazer com que as pessoas realizem os seus sonhos. Ele disse na ocasião que “Esse era o pensamento de Dra. Ruth: temos que ir muito além da assistência social e chegar no desenvolvimento social”. Para ele, enxergar as aptidões de alguém e coloca-las em prática é a base dos direitos humanos.

Cecilia Machado, da EPGE-RJ (Escola Brasileira de Economia e Finanças), especialista em microdados de sistemas sociais, explicou como funciona agenda de pesquisa de grandes bases de informação nos dias de hoje. Cecília ressaltou também que muito do que se tem de dados sobre políticas sociais no Brasil se deve à Ruth Cardoso, tendo em vista sua atuação em pesquisas sobre minorias sociais.

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso encerrou a fala dos convidados lembrando sobre a sua vida com Ruth Cardoso, sempre acentuando o quão à frente de seu tempo ela estava“Eu aprendi muito com a Ruth…ela foi uma das pessoas mais inovadoras que conhecíamos na sua época” disse FHC. Ela combinava a capacidade estatística com a visão qualitativa, sempre se mantendo atenta também à questão dos direitos das mulheres “O feminismo sempre foi a paixão da Ruth” disse, concluindo que ela era uma militante consciente de todo o processo.

A Cátedra busca honrar o legado de Ruth Cardoso nas políticas públicas e igualar oportunidades para promover o crescimento com justiça social, formando alunos em graduação e pós-graduação. Para saber mais informações sobre a Cátedra Ruth Cardoso acesse o SITE DO INSPER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*