Início Bancada Prefeitura entrega revitalização do Largo da Batata

Prefeitura entrega revitalização do Largo da Batata

O Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura. As melhorias, realizadas em parceria com a iniciativa privada, foram entregues neste sábado (16) com uma extensa programação entre 10h e 14h, com apresentações musicais, dança, ginástica, feira de ciências, games e exposição de grafites, entre outras (veja a programação completa abaixo).

“O que estamos promovendo aqui é o resgate do Largo da Batata. O resgate da democracia e da ocupação deste espaço, que pertence ao povo da cidade de São Paulo. O povo deve ser o usuário frequentador e o dono dos espaços públicos”, afirmou o prefeito João Doria.

Os trabalhos de revitalização começaram em julho com a lavagem do piso e a reestruturação de toda a iluminação da região. Também foram plantadas 70 árvores da Mata Atlântica que irão ajudar a diminuir a aridez do espaço, trazendo sombra para o largo, carente de áreas verdes.

Responsável pela iniciativa, a Prefeitura Regional de Pinheiros desenvolveu um projeto de revitalização para o espaço que em nada muda, apenas complementa em alguns pontos, o projeto de 14 de março de 1995 (Operação Urbana Faria Lima – Lei 11.732), que tinha entre os objetivos promover a reurbanização do Largo da Batata.

Para que todas as melhorias pudessem ser colocadas em prática, a Prefeitura Regional consultou especialistas na área de agronomia para avaliar as condições das antigas árvores do local. Foi constatado que algumas já estavam mortas ou em más condições e foi proposto um remanejamento das mesmas.

A Praça das Araucárias conta agora com uma área de estar, novo parquinho, mobiliário e uma “árvore” com placas de captação de energia solar para carregamento de celulares. O antigo redário instalado no largo deu lugar a um espaço de convivência com trepadeiras em seu entorno tornando a permanência ali mais agradável. Também foi implantada uma bandeira do Brasil com 70 metros de área em um mastro de 31 metros de altura, e colocados 15 bancos.

Paulo Mathias, prefeito regional de Pinheiros, acredita que o projeto irá beneficiar a sociedade. “Todas essas ações e melhorias na região do Largo da Batata estão sendo realizadas para trazer maior qualidade e segurança para todos aqueles que passam ou frequentam a região. Esse projeto foi idealizado para atingir a todos: moradores, trabalhadores, turistas ou simplesmente pessoas que circulam pela área. Será um Largo da Batata para todos”, afirma Mathias.

Nova iluminação

Para reestruturar toda a iluminação da região foram trocados 58 postes, sendo que os novos têm 7,5 metros de altura e não 5 metros como eram anteriormente. As 58 novas luminárias são do tipo vapor metálico e passaram de 150W para 250W.

Apoio privado

A revitalização do Largo da Batata contou com a parceria e apoio de várias empresas e entidades. As 70 novas árvores plantadas, no valor de R$ 205 mil, foram doadas pelo Shopping Iguatemi São Paulo.

Já os brinquedos do novo parquinho (1 casinha elevada, 1 escorregador, 1 trepa-trepa, 2 balanços e 1 gira-gira), os equipamentos de ginástica (4 equipamentos para alongamento, 4 barras laterais e 1 par para slackline) e sua manutenção foram doações da SulAmérica.

A doação da bandeira do Brasil e o mastro galvanizado flangeado foi feita por Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados.

A Via Quatro patrocinou uma ação em que foram escolhidos 100 dos melhores desenhos feitos por alunos das escolas públicas da região sobre o tema da sustentabilidade e das espécies nativas plantadas. Os desenhos serão expostos na saída da estação Faria Lima, em um painel com 7 metros por 2,5 metros. Eles apresentam a identificação da escola e o nome do aluno.

O Largo da Batata recebeu ainda artistas para pintura de murais com novos olhares. A VR Empreendimentos iniciou uma parceria com a GFA para transformar os painéis com diferentes tipos de arte. Participaram 87 artistas da região convidados para trazer suas obras em 400 metros lineares, totalizando em 2 km de pintura. Foram utilizadas cerca de 1.000 latas de spray e 10 latas de látex, contando com a colaboração da Prefeitura Regional de Pinheiros.

A OpTree, árvore de energia solar onde o público poderá carregar telefones celulares com energia 100% limpa, foi implementada por meio de parceria com a Sunew. As folhas da árvore são revestidas com um filme orgânico de tecnologia brasileira, capaz de transformar a luz do sol em energia elétrica.

Artigo anteriorNabil, o sofista
Próximo artigoEm encontro, JPSDB Paulistana discute cenário político e sucessão