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Santos amplia interação com munícipes por meio de serviços para celular

Celulares e smartphones servem, cada vez mais, de instrumentos para a interação entre população e poder público. Em Santos, os serviços disponíveis por meio de aplicativos e SMS abrangem diversas áreas, incluindo as de saúde, educação, mobilidade, turismo, segurança e cidadania.

Por Whatsapp (99750-3857), o munícipe pode acionar a Ouvidoria Pública, órgão que funciona como um canal de comunicação com a Administração. Por mensagem de texto, é possível registrar queixas, elogios, dúvidas e solicitações, além de anexar fotos referentes ao assunto.

Após o fornecimento dos dados necessários, uma chave de identificação para acompanhamento do caso é enviada por e-mail. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Desde de dezembro, foram mais de 600 contatos.

Para a Defesa Civil, o SMS – serviço de mensagens via celular conhecido como “torpedo” – é um importante aliado em situações emergenciais, principalmente em períodos de chuva intensa. Nessas ocasiões, moradores de áreas de risco recebem avisos sobre condições climáticas e índices pluviométricos, além de orientações de segurança. O órgão possui 2,5 mil números catalogados.

Na interação com o poder público, a população também conta com aplicativos criados para áreas específicas. Um deles, já baixado por 2 mil usuários, é o do Procon, pelo qual é possível fazer queixas sobre produtos adquiridos e denúncias de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, além de esclarecer dúvidas e se informar sobre operações de fiscalização realizadas durante o ano.

Escolar

Em cinco unidades municipais de ensino, o ClassApp mantém um total de 430 pais informados sobre diversos aspectos da vida escolar dos filhos. Desenvolvido por parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Itaú Social, o aplicativo é utilizado para envio de relatórios, fotos de atividades e autorização para passeios, além de agendamento de reuniões e divulgação de calendário.

Social

Projeto das secretarias de Comunicação (Secom) e Relações Institucionais e Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Fundação Vitório Lanza, a Rádio 60.0 promove inserção social de idosos atendidos pela Prefeitura.

O resultado das aulas de locução pode ser conferido ao longo da programação, disponível na internet (www.60pontozero.com.br) e também por aplicativo.

Bikes

O aplicativo com maior número de usuários é o do programa Bike Santos (113 mil cadastros), que permite a utilização temporária de 370 bicicletas em 37 estações distribuídas pela Cidade. Além da habilitação para retirada dos veículos, o sistema informa quantas vagas disponibilizam cada ponto, além de oferecer um mapa de localização. Desde o início, em novembro de 2012, 1,3 milhão de viagens já foram realizadas. A Samba Transportes Sustentáveis é a empresa responsável pelo serviço.

O empréstimo de bicicletas também tem opção de aplicativo para o público infantil (3 a 10 anos): o Danoninho Bike Kids, que, desde outubro do ano passado, disponibiliza cinco estações com um total de 50 veículos de pequeno porte providos de rodinhas. Parceria entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Danoninho, a iniciativa é pioneira na América Latina, contabilizando já 4,4 mil usuários e 5,5 mil viagens.

Saúde e Turismo

Em desenvolvimento, o aplicativo do programa Mãe Santista fornecerá repostas às dúvidas de gestantes e mães de recém-nascidos, além de informações sobre planejamento familiar e métodos anticoncepcionais. Outro lançamento para smartphones ocorrerá na área de turismo, disponibilizando agenda de eventos, dicas de roteiros pela Cidade e uma relação de serviços voltada a turistas.

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