Início Bancada São José ganha Museu Interativo de Ciências

São José ganha Museu Interativo de Ciências

Os moradores do Vale do Paraíba não precisam ir mais até a cidade de São Paulo para conhecer o projeto Catavento, a cidade de São José dos Campos já conta com um museu com o mesmo formato e todo moderno. O prefeito Felicio Ramuth inaugurou nessa semana o Museu Interativo de Ciências, construído no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, região leste. O espaço, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’ é uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba.

“Reaproveitamos e readequamos todo o espaço, para trazer um museu moderno para a nossa cidade e para toda a região em parceria com o Governo do Estado de São. O Museu Interativo de Ciências, é um novo espaço de conhecimento. São 57 experiências para ouvir, ver e sentir a ciência na prática, que vale a pena conhecer”, disse o prefeito, que tem priorizado o conhecimento e a educação na sua gestão.

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos são algumas das mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

O espaço conta com exposições permanentes com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. No jardim externo também foram instalados equipamentos que remetem ao tema ciência.

Considerado mais um ponto turístico da cidade, o Museu Interativo de Ciências tem como principal objetivo contribuir com a formação dos alunos.

Verba

Um convênio, assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de São Paulo, disponibilizou R$ 400 mil para a implantação do Museu. O valor total do projeto é de quase R$ 800 mil, custo dividido entre o Governo do Estado e a Prefeitura. A licitação para a aquisição das instalações científicas foi realizada pela Secretaria de Educação e Cidadania.

 

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (para escolas)

As visitas são agendadas e acompanhadas por monitores durante a semana

As sábados, das 10h30 às 14h30 (aberto ao público em geral); entrada 1kg de alimento não perecível

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*