Início Bancada Sistema da Sabesp que beneficiará 2 milhões de pessoas passa por testes...

Sistema da Sabesp que beneficiará 2 milhões de pessoas passa por testes iniciais

Cerca de 2 milhões de pessoas das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista serão beneficiadas pelo novo sistema produtor de água da Sabesp. O governador Geraldo Alckmin esteve em Ibiúna neste sábado, 18, para acompanhar os testes iniciais da captação e bombeamento de água do novo sistema.

“O complexo São Lourenço vai levar 6,4 metros cúbicos de água para a região metropolitana de São Paulo. Trata-se de uma das grandes obras hídricas do Brasil, com 83 km de adutora, da Represa de França de Ibiúna até Carapicuíba, atendendo a região oeste da grande São Paulo”, explicou o governador.

Neste sábado, 18, foram realizados os testes das estruturas de concreto que
começam a receber a água captada da represa e que será depois bombeada até
a  estação  de  tratamento, em Vargem Grande Paulista, a 50 quilômetros de
distância.

“É uma grande obra de engenharia. No ápice, foram 4,5 mil empregos diretos e indiretos gerados. Em dezembro, a parte física da obra já deve estar praticamente concluída. Em janeiro do ano que vem, faremos o início da operação, para recebermos em São Paulo 6,4 metros cúbicos de água por segundo. Ou seja, quase dois milhões de pessoas beneficiadas”, comentou Geraldo.

Outras ações

Outra grande obra em andamento é a ligação do Rio Paraíba do Sul com o sistema Cantareira. A bacia do Jaguari, do rio Paraíba do Sul, será interligada com a represa Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira.

“Nos municípios operados pela Sabesp, estamos criando um sistema de grande capacidade de resiliência, capaz de atender a população mesmo com as mudanças climáticas, quando chove demais ou quando faz seca. De um lado, aumentamos a reservação. Do outro, integraremos sistemas para não ficar dependente de um sistema só”, afirmou Alckmin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*