Início Bancada Tobias rechaça tentativa de aumentar teto salarial de servidores

Tobias rechaça tentativa de aumentar teto salarial de servidores

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) voltou a se manifestar na tarde desta quinta-feira, dia 22, no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 05, que equipara o teto salarial de parte do funcionalismo público estadual ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta é do deputado estadual Campos Machado (PTB) e, se for aprovada, permitirá salários de até R$ 33 mil. Hoje, o teto é fixado pelo salário do governador (R$ 23 mil).

“Esta PEC é uma imoralidade e uma irresponsabilidade contra os cofres públicos do Estado, e injusta contra a maioria dos servidores. Na prática, essa proposta irá ampliar privilégios de algumas categorias já privilegiadas que não chegam a 5 mil servidores, em detrimento da grande maioria de quase 800 mil funcionários do Estado”, disse Pedro Tobias em seu discurso na Alesp.

O deputado defendeu uma política salarial de reajustes gradativos para as categorias iniciais e intermediárias, e não para outras que já gozam de vários privilégios diante da mais grave crise econômica do país. “Precisamos pensar nos 15 milhões de desempregados existentes hoje no país e olhar para a maioria das categorias mais humildes, e não apenas para uma minoria já elitizada”, alertou Tobias num recado direto aos colegas da Casa. E completou : “a sociedade precisa reagir, pois o dinheiro é público e da população”.

LEALDADE DOS ALIADOS

O presidente estadual do PSDB também cobrou lealdade de líderes partidários aliados ao governo Geraldo Alckmin. “Os partidos aliados têm cargos em diversas Secretarias de Estado e não podem vir aqui, na Alesp, e ficar obstruindo tudo. Ou é governo, ou é oposição. Precisam tomar uma posição e, se são governo, precisam assumir ônus e bônus, e não apenas as benesses do poder”, finalizou.

Artigo anteriorAlckmin fala sobre inovações na Saúde
Próximo artigoFHC vê política ‘podre’ e defende privatizações contra corrupção