Início Bancada Zona Sul da capital terá Centro de Controle Populacional Animal

Zona Sul da capital terá Centro de Controle Populacional Animal

O prefeito João Doria anunciou nesta quarta-feira (27) uma nova parceria com a Associação AMPARA Animal para a criação de um Centro de Controle Populacional Animal. O equipamento, que será construído em um terreno na Avenida Professor Vicente Rao, na Zona Sul, terá capacidade para a realização mensal de aproximadamente 1.000 cirurgias de castração. O atendimento prestado será gratuito e exclusivo para o controle da superpopulação de cães e gatos no município, atendendo uma das demandas mais solicitadas pelos defensores da causa animal e evitando problemas de saúde pública.

“Estamos criando uma política publica adequada e correta para os animais, que antes não existia. O centro será de primeiro mundo e cumprirá um papel essencial para a sociedade”, disse o prefeito João Doria.

Na sequência, o vereador Reginaldo Trípoli anunciou que sua emenda parlamentar de R$ 3 milhões foi liberada para a coordenadoria de proteção animal destinar para a castração de animais na cidade de São Paulo. “Com este valor, poderão ser realizadas 30 mil esterelizações”, afirmou.

O Centro de Controle Populacional Animal funcionará em um terreno que será cedido, em comodato, pela Prefeitura. A parceria, viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social, prevê que a AMPARA Animal garanta toda a infraestrutura necessária para a realização das ações de esterilização cirúrgica de cães e gatos. O centro está sendo concebido por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada como a EVET, que doará equipamentos, e a Gh23, que doou as obras. A manutenção será feita com o patrocínio de empresas parceiras da AMPARA Animal.

Os atendimentos acontecerão seis dias por semana e serão feitos com hora marcada, na própria unidade. O centro contará com recepção, sala de triagem, centro cirúrgico, salas de pré, pós-operatório e de esterilização, além de vagas para estacionamento.

Todos os trabalhos desenvolvidos no local irão atender as exigências da resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

“A criação desse centro é a concretização de um grande sonho, pois teremos um lugar adequado para atender, com a melhor qualidade,  animais carentes e necessitados”, enfatizou Juliana Camargo, presidente da AMPARA Animal.

Esta é a segunda parceria que o município faz com a AMPARA Animal, por meio da Secretaria Especial de Investimento Social. Desde a última semana, a associação disponibilizou uma unidade móvel que está realizando procedimentos de castração em animais de pessoas de baixa renda ou que se encontram em situação de rua. Na unidade, já foram realizados cerca de 420 procedimentos. O prefeito João Doria ressalta a importância de parcerias com as empresas e organizações e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

O centro prestará atendimento exclusivo para os casos de castração. Os proprietários de cães e gatos que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência poderão se dirigir aos hospitais públicos veterinários localizados nas regiões Leste e Norte da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira com distribuição das senhas para atendimento entre 6h e 10h.

 AMPARA Animal

Criada em 2010, a Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados (AMPARA Animal) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que trabalha na captação de recursos para amparar instituições e protetores independentes com ração, medicamentos, atendimento veterinário e eventos de adoção.

A organização também realiza trabalhos para a conscientização de adultos e crianças sobre diversos temas relacionados à proteção dos animais e um programa nacional de incentivo a adoção. Atualmente, a associação conta com cerca de 250 protetores independentes cadastrados, entre São Paulo e Rio de Janeiro, auxiliando mensalmente cerca de 10 mil animais.

A AMPARA Animal atua de forma preventiva para transformar a realidade dos animais abandonados e negligenciados pela sociedade. Prevenção é a solução para evitar maus-tratos, zoonoses, abandonos e uma série de questões que oneram os cofres públicos.

Artigo anteriorDoria assina termo de cooperação com UNICEF pelo direito das crianças
Próximo artigoCAPITAL