Início Notícias do PSDB Em missão nos EUA, Mara defende transplante de múltiplos órgãos

Em missão nos EUA, Mara defende transplante de múltiplos órgãos

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) está em missão oficial nos Estados Unidos onde visitou o Miami Transplant Institute e o Jackson Memorial Hospital, centros que são referência mundial em transplante de órgãos. Ela foi convidada pelo médico brasileiro Rodrigo Vianna, que é diretor de Serviços de Transplantes do Instituto.

A tucana conheceu as instalações das entidades e debateu estratégias necessárias para o aumento da doação de órgãos no Brasil.

O Miami Transplant Institute e o Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami são considerados exemplos nos transplantes de rim, fígado, intestino, coração, pulmão e pâncreas. Os dois centros possuem programas em transplante multivisceral (multi-órgãos).

Solução

“Estamos aqui para mudar a vida de pessoas com doenças raras e bebês que não conseguem ser transplantados no Brasil porque nossa estrutura é falha e solta, mas tenho certeza que com o apoio e experiência valorosa do Dr. Rodrigo, vamos conseguir avançar neste campo e mudar a vida de muitos brasileiros”, afirmou a deputada.

Vianna afirmou que a desorganização do sistema público de saúde brasileiro é que impede a realização de transplante multivisceral (de múltiplos órgãos). “O Brasil tem jeito sim. Só precisa de alguém que lidere esse campo. Dá para fazer e dá para melhorar muito”, afirmou.

Para debater o assunto no Brasil, Mara solicitou a realização de uma audiência pública, que será realizada no dia 29/11, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O médico Rodrigo Vianna é um dos convidados e virá de Miami para contar um pouco de sua experiência.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 87% de todos os procedimentos de transplantes realizados no país são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com esse percentual, o Brasil possui o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo. Em números absolutos é o segundo país que mais realiza transplantes renais e hepáticos, ficando atrás apenas dos Estados Unido

Sonho

Dr. Rodrigo, que além de Diretor é chefe do serviço de transplante intestinal e mutivisceral do mesmo instituto, foi um dos médicos responsáveis pelo sucesso nos transplantes de duas crianças brasileiras Pedrinho e Sofia.

As duas crianças nasceram com problemas congênitos raros e saíram do Brasil para realizar um transplante multivisceral em Miami. Pedrinho sofria da “Síndrome do Intestino Curto” e Sofia, da “Síndrome de Berdon”, caracterizada pela má formação dos órgãos do sistema digestivo.

Drama

Em abril, Mara se encontrou com o carpinteiro José Gomes Soares, que fez greve de fome e se acorrentou ao prédio da Justiça Federal na Avenida Paulista, na tentativa de obter apoio para que o filho Samuel, de 1 ano e meio, fosse submetido a um transplante multivisceral – cirurgia que não é realizada no Brasil.

O menino nasceu com essa doença rara, que exige um transplante de múltiplos órgãos, como estômago, intestino e fígado. O bebê consegue se alimentar apenas por meio de nutrição parenteral, infusão que leva os nutrientes diretamente ao sistema circulatório.

A cirurgia custa cerca de U$ 1 milhão. No final de julho, a família de Samuel conseguiu na Justiça uma liminar favorável determinando ao governo brasileiro custear o tratamento em Miami. No entanto, a União ainda pode recorrer e não existe previsão para a viagem de Samuel aos Estados Unidos.

*Com informações da assessoria da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Artigo anteriorAlckmin repassa R$ 33 milhões para municípios e entidades
Próximo artigoA reforma política ideal, a possível e a reprovável