Início Notícias do PSDB Na contramão da crise, Itanhaém tem saldo positivo de empregos

Na contramão da crise, Itanhaém tem saldo positivo de empregos

Na contramão da crise econômica que assola o Brasil, Itanhaém foi a Cidade com o melhor saldo entre admissões e desligamentos em toda a Baixada Santista. Os dados são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, e apresentam índice positivo com 477 novas contratações em apenas janeiro de 2017, um aumento de 28% comparado ao mesmo mês do ano passado, que teve 370.

Mesmo que gradual, o crescimento no mercado formal tem se mostrado otimista em Itanhaém, revelando uma variação positiva de 113 empregos, quando calculados desligamentos e admissões. Considerando as microrregiões de Itanhaém e de Santos, com 11 municípios, a Cidade é uma das três, juntamente com Bertioga e Itariri, que tiveram número positivo. Como efeito comparativo, tanto os números estaduais quanto os federais registraram queda em janeiro: 4.457 e 40.864 negativos, respectivamente.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, em 2013 Itanhaém registrou 6.633 empresas ativas, já em 2017 esse número teve um aumento significativo, 9.983 empresas. “O resultado se deve ao atendimento prioritário e o incentivo à formalização. Mesmo com todas as dificuldades que o país enfrenta, este é o sinal de que a Cidade está no caminho certo”, analisa.

Outro ponto que pode contribuir para a geração de emprego é a instalação de grandes redes, a criação de micro e pequenas empresas e o microempreendedor individual que se tornam uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Relatórios do Empresômetro apresentaram que houve uma evolução no surgimento de novas empresas. Somente no estado de São Paulo, em 2015, foram registradas 5.180.766; já em 2016 o número teve um salto, passando a ter 5.748.870, aumento de 10,97%.

O diretor de Relações do Trabalho, Jean Velloso, avalia as condições e acredita que há expectativa favorável de que o desempenho seja ainda maior nos próximos meses. “Além da criação de novas empresas, muitas pessoas estão empenhadas em montar o seu próprio negócio e, consequentemente, gerar emprego”.

O gerente de uma churrascaria de Itanhaém, Diego Francisco Gonçalves dos Santos, acredita que os ventos estão favoráveis para o Município. “Abrimos há 20 dias e empregamos 14 pessoas. Queremos oferecer qualidade nos serviços apresentados à população para nos tornarmos referência na região”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*