Início Eleições 2012 Oposição prepara “mutirão” de CPIs para investigar desmandos do governo petista

Oposição prepara “mutirão” de CPIs para investigar desmandos do governo petista

A oposição no Congresso Nacional já começa a articular a criação de um verdadeiro “mutirão” de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar os desmandos do governo Dilma. A ideia é não ficar apenas em um novo colegiado para apurar irregularidades na Petrobras. Os oposicionistas querem ainda abrir CPIs para investigar as operações do BNDES e a situação do setor elétrico.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, o PSDB encomendou ao seu corpo técnico a elaboração dos requerimentos de criação das comissões, que devem começar a circular nos corredores do Legislativo na primeira semana de fevereiro. A ideia conta com simpatia de outras legendas oposicionistas, como o DEM e o PPS. É preciso de 1/3 das assinaturas de apoio no Senado (23) e na Câmara (171).

Os parlamentares de oposição argumentam que, no caso do BNDES, é preciso conhecer os contratos em que há indícios de privilégios às organizações simpáticas ao PT e que tenham financiado campanhas do partido. “Não pode haver sigilo de dinheiro público”, defendeu o deputado Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara.

Apagões

Com o agravamento da crise no setor elétrico, os tucanos também defendem que haja uma apuração específica para os últimos apagões de energia e que seja capaz de detalhar o andamento das obras em execução para o setor.

No entanto, os líderes da oposição ressaltam que a nova CPI da Petrobrás é a “primeira” da lista de prioridades a partir de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*