Início Destaque Lateral Home PSDB 25 anos: uma história de conquistas

PSDB 25 anos: uma história de conquistas

O PSDB comemora seus 25 anos de fundação com uma história de conquistas. O partido foi criado em 25 de junho de 1998, em meio aos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, a partir de uma dissidência do PMDB. De caráter reformista e de vanguarda, foi organizado em torno de princípios como a defesa dos direitos civis, o enfrentamento das desigualdades sociais, a livre iniciativa e a eficiência administrativa.

Desde então a legenda construiu um trajetória vitoriosa e mudou o Brasil não apenas período em que comandou o país (1995-2002), mas também nas dezenas de gestões municipais e estaduais ao longo do tempo. Os oito anos do governo FHC estão diretamente ligados à estabilidade da economia brasileira, conquistada pela implantação do Plano Real, que completa 19 anos.

A herança bendita deixada pelo tucano a seus sucessores inclui ainda reformas estruturais que modernizaram a economia, aperfeiçoaram as instituições e permitiram a implantação dos primeiros programas nacionais de transferência de renda com a chamada “Rede de Proteção Social”. Além disso, a universalização do acesso à educação para as crianças de 7 a 14 ano, a adoção dos remédios genéricos e o reconhecimento internacional do programa brasileiro de combate à aids estão entre os principais legados do governo FHC.

Ao comemorar seus 25 anos, o PSDB reitera ainda seu compromisso com algumas bandeiras que lhe são muito caras, como estabilidade, justiça social, saúde, educação, a boa gestão e ética.

Saiba mais sobre a história do partido AQUI

Golpe certeiro na inflação

O real é a moeda que faz parte da vida dos brasileiros desde julho de 1994. Ainda no governo Itamar Franco, em maio de 1993, Fernando Henrique Cardoso foi deslocado do comando do Itamaraty para o Ministério da Fazenda e liderou uma brilhante equipe de economistas que elaborou ao longo dos meses uma engenhosa estratégia para combater a hiperinflação. Colocado em prática no ano seguinte, o Plano Real foi exitoso em sua missão, apesar da oposição do PT. Em junho de 1994, a inflação estava em 47% mensais, mas a partir dali a alta de preços foi controlada drasticamente.

Aniversariante do dia, ex-presidente é personagem de destaque mundial

Nesta terça-feira, o PSDB celebra 25 anos e 19 anos do lançamento do Plano Real. Para marcar a data, o partido prepara uma exposição no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados.

A inauguração da exposição será às 14h30 desta terça-feira (17) e contará com a presença dos presidentes nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG); do Instituto Teotônio Vilela, deputado Sérgio Guerra (PE), do aniversariante do dia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de deputados e senadores do partido.

FHC volta à Câmara nesta terça-feira para mais uma ocasião especial: o seu aniversário de 82 anos. Em 17 de abril de 2012 o tucano veio ao Congresso para o prestigiado lançamento de documentário da TV Câmara que destacava a sua rica trajetória de vida. Presidente de honra do PSDB, FHC é um personagem de destaque mundial.

Após ter proporcionado ao país avanços nas mais diversas áreas enquanto esteve à frente da Presidência, o tucano passou a se dedicar à direção do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e à participação ativa em discussões nos mais diversos fóruns internacionais, como a Comissão Global sobre Políticas de Drogas e do Clube de Madri, e em eventos de grande prestígio pelo mundo.

Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi casado com Ruth Cardoso (1930-2008) e tem três filhos. Sociólogo formado na Universidade de São Paulo, afirmou-se desde o final dos anos 1960 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos na análise de temas como os processos de mudança social, desenvolvimento e dependência, e democracia. Lutou ativamente pela redemocratização do Brasil e foi membro fundador do PSDB.

Saiba mais sobre a trajetória de FHC: www.ifhc.org.br

Exposição – 25 anos de fundação do PSDB e 19 anos do lançamento do Plano Real
Inauguração: 18/06/2013
Horário: 14h30
Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados
Período da Exposição: De 18 de junho a 4 de julho

Com informações do PSDB-MG e do PSDB Nacional 

Artigo anteriorPartido fez a diferença no governo e continuou a atuar a favor do Brasil na oposição, destaca Sampaio
Próximo artigoSenador Aloysio Nunes conheceu o Parque Tecnológico de Sorocaba