Início Notícias do PSDB PSDB Mulher realiza curso de capacitação

PSDB Mulher realiza curso de capacitação


[VEJA AS FOTOS]

 

ALBERTO ALMEIDA – CIENTISTA POLITICO E MARISA SERRANO – SENADORA DO PSDB

 

JOÃO MIRAS – COMUNICÓLOGO E MARCOS MONTEIRO – TESOUREIRO GERAL DO PSDB

 

SILVIA RITA SOUZA – CONSULTORA E EDUCADORA E MILTON TERRA – ADVOGADO DO PSDB/SP

 

DINA LINA- ASSUNTOS INTERNACIONAIS/PPS E SERGIO KOBAYASHI – MARKETING POLÍTICO

 

PETER FISCHER-BOLLIN ABRE O SEMINÁRIO DO BDR – “MULHERES NO PODER”

 

DEP.MENDES THAME-PRESIDENTE PSDB/SP E PREFEITA FÁTIMA GUIMARÃES-PRESIDENTE PSDB MULHER SP

 

 

 

 

Também compareceram ao seminário Silvia Afif Domingos e a deputada Zulaiê Cobra.

 

Após as considerações finais aconteceu a entrega dos certificados. Em seguida todas participaram de um coquetel de encerramento.

Bônus de fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma parceria firmada entre a Fundação Adenauer e as mulheres do BDR – Bloco Democrático Reformista, que hoje compreende PSDB-DEM-PPS – capacitou cerca de 78 mulheres nos dias 25 e 26 de fevereiro. O seminário teve como prioridade o chamamento das mulheres candidatas para as eleições 2010, além do envolvimento de lideranças femininas ativas no processo eleitoral.

No caso do PSDB, foram priorizadas as candidatas, a executiva do PSDB-Mulher e presidentes de secretariados (comissões provisórias) municipais. Com a grande demanda, já está programado um novo curso, com data a ser divulgada ainda nesta quinzena.

Entitulado “Campanha eleitoral – Mulheres no Poder”, o seminário aconteceu no Hotel Eldorado Boulevard São Luiz, e trouxe palestrantes de peso como o cientista político Alberto Carlos Almeida, a senadora Marisa Serrano (PSDB), o jornalista e consultor de Marketing Político – Sergio Kobayashi e o comunicólogo João Miras. Outros palestrantes também estiveram presentes como o advogado do PSDB- Milton Terra, a secretaria de assuntos internacionais do PPS-Dina Lina, a consultora e educadora Silvia Rita Souza, e o tesoureiro geral do PSDB- Marcos Monteiro.

A abertura do seminário, foi feita pelo representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil – Peter Fischer-Bollin, que citou o trabalho da Fundação e falou sobre o trabalho político que as mulheres fizeram até hoje para chegar ao poder.

“As mulheres fazem a política social mas não devem se limitar a esse tema”, disse. “Por isso montamos esse curso para que vocês tenham nas mãos a chave para o sucesso político”, ressaltou.

O presidente do PSDB de São Paulo – Deputado Federal Mendes Thame – falou sobre o impacto dos cursos da Fundação. “É um prazer poder sentir essa sinergia em unir os três partidos numa parceria com uma Fundação que tem um impacto significativo posterior em todos os seus cursos”, disse. Thame ressaltou a importância da política não esquecer do lado humano, que melhora a vida das pessoas.

A presidente do PSDB Mulher Estadual SP – Prefeita Fátima Guimarães, falou da oportunidade dos três partidos sentarem juntos. “Ser candidata é importante, mas temos que ter motivação. O nosso modelo é da mulher que pensa e quer mesmo fazer a diferença. Não o modelo que a mídia vende, que passa por cima da legislação eleitoral. Temos de dar a cara para bater e fazer a política correta”, enfatizou.

“Eu sempre acreditei que levamos o nosso discurso como mães, mulheres e profissionais”, disse Fátima. “Falta muitas vezes audácia. Temos que ter elementos para defender a nossa verdade. Somos mulheres sem medo, e fazemos a diferença. Devemos tomar posição pela competência e pelo preparo. NÃO BASTA SER MULHER! Hoje trabalhamos juntas e esta parceria é fundamental. E temos apoio total do partido, o Deputado Thame sempre acreditou em tudo aquilo que defendemos”, ressaltou.

A presidente do Democratas Mulher – Ivani Boscolo – falou sobre a importância da participação da mulher na política. “Antes de ter essa consciência, precisamos ser cidadãs. E temos que usar essa sinergia para conseguir ter, nos próximos anos, o país que queremos”, ressaltou Ivani.

Helena Werneck – coordenadora Nacional das mulheres do PPS, falou da necessidade da união dos três partidos. “No mundo em que vivemos não podemos viver isolados. Temos que ser inovadoras e adotar uma ação programática conjunta, sem perder nossas características pessoais”, disse.

MULHERES NO PODER – Saiba quais foram as palestras ministradas:

– Lógica do Pensamento dos eleitores brasileiros – Alberto Almeida

– Legislação Eleitoral e Prtidos Políticos – Milton Terra

– Pesquisas Eleitorais e Políticas de Alianças – Dina Lina

– Desafios Eleitorais de uma candidata- Marisa Serrano

– Captação de Recursos – Marcos Monteiro

– Liderança e Técnicas para a criação de redes – Silvia Rita Souza

– Estratégia Política e de comunicação – João Miras

– Gestão de Campanha – Sergio Kobayashi

A senadora Marisa Serrano (PSDB), citou um ano em que teremos duas candidatas mulheres, sendo que o BDR apóia um candidato homem. “Nosso dever é assumir com humildade a herança desses 25 anos de república, não para negar o passado, mas para superá-lo”, disse. “Se eu tiver que fazer algo que vá contra a minha consciência, eu saio da política”, ressaltou. Marisa enfatizou uma mulher para se espelhar: Ruth Cardoso. “Se espelhar na sua vida pública, ajudar o povo como ela fez com o comunidade solidária, uma vida voltada para o ser humano”, finalizou.

A vereadora de Paraguaçu Paulista – Almira Garns, viúva do prefeito Carlos Garns, falecido no último dia 08, disse que apesar de não estar no seu melhor momento, saía dali de alma lavada. “Nós encontramos o fio da meada para enfrentar essa eleição”, disse.

A vereadora de Araçatuba – Tieza Lemos também lembrou que nunca houve tanta participação de mulheres na política. “A participação não basta, tem que ter atitude, isso é fundamental. Temos que dar visibilidade ao nosso trabalho. Disseminar o que o governo do PSDB fez nesse Brasil”, ressaltou.

Todos foram unânimes em falar sobre o grande desafio nas próximas eleições, que será o uso da comunicação através das redes (twitter, facebook, flickr, orkut, blogs e sites), que serão utilizadas abertamente pela primeira vez.

“Devemos utilizar essas redes em torno de um sonho coletivo” disse a consultora e educadora Silvia Rita Souza. “E apostar no Netwaving”. Ela falou sobre o perfil de quem usa a internet hoje.

No final, a coordenadora de Educação e Cidadania do PSDB Mulher Estadual SP – Nancy Thame, agradeceu a Fundação Adenauer e falou que o PSDB Mulher está presente em todas as regiões. “Toda aliança tem alguma afinidade e a nossa, é uma defesa intransigente da democracia”, disse se referindo á união dos três partidos. “Só vamos chegar onde quisermos se tivermos coerência, mostrando competência, e sem transgredir leis”, finalizou.

Após as considerações finais aconteceu a entrega dos certificados. Em seguida todas participaram de um coquetel de encerramento.

Matéria e fotos: Fau Barbosa

Próximo artigoOS MITOS DO GOVERNO LULA (parte I)