Início Notícias do PSDB PSDB-SP representa contra promotor no Conselho Nacional do MP

PSDB-SP representa contra promotor no Conselho Nacional do MP

O Diretório Estadual do PSDB-SP, por meio de seu presidente, Dep. Estadual Pedro Tobias, ingressou com uma representação disciplinar contra o promotor José Carlos Bonilha, que atuou como promotor eleitoral da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo no pleito municipal de 2016. A representação foi feita ao Conselho Nacional do Ministério Público, com pedido de encaminhamento também à Corregedoria Geral do Ministério Público.

Para o PSDB, o promotor cometeu desvio de função institucional ao atuar de maneira ostensiva e sistemática contra a campanha do então candidato e atual prefeito da cidade de São Paulo, João Doria. Na avaliação do partido, a conduta do promotor foi caracterizada por uma sucessão de práticas incompatíveis com suas funções institucionais. Entre os desvios cometidos, são citados antecipação de juízo de valor sobre a investigação, divulgação de diligências que constam e outras que não constam dos autos e uso abusivo dos meios de comunicação como forma de impelir a opinião pública e o Judiciário a ratificar as premissas da investigação.

“O papel do Ministério Público é investigar o que ele julgar necessário, o que avaliar que está em desacordo com a lei. Mas há normas e limites para essa atuação e o que o promotor Bonilha fez durante a campanha foi uma perseguição contra João Doria. Tanto é que ele ingressou contra o PSDB, mas ignorou notícias vindas do PT,”, explicou o presidente Pedro Tobias se referindo a nomeações feitas pelo então prefeito Fernando Haddad e noticiadas como barganha eleitoral entre partidos aliados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*