Início Notícias do PSDB Tucanafro comemora 15 anos com homenagens e premiações

Tucanafro comemora 15 anos com homenagens e premiações

O secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB-SP realizou, em 1º de dezembro, um grande evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos 15 anos do Tucanafro no Estado de São Paulo. Além da discussão sobre a evolução do movimento negro da abolição aos dias atuais, que contou com a explanação da secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo, Elisa Lucas, foram entregues diversas premiações durante as atividades.

Neste ano, o Tucanafro instituiu a 1ª Edição do Troféu TucanAfro – ZUMBI DOS PALMARES em reconhecimento àqueles que lutam pelo empoderamento dos negros e a 1ª Edição do Troféu TucanAfro – DANDARA, para reconhecer as mulheres que resistem e fortalecem a luta, propiciando conquistas das mulheres em espaço de poder. O secretariado instituiu ainda a MEDALHA UBUNTU como forma de reconhecimento aos que contribuíram para a promoção da igualdade racial e o fortalecimento da comunidade negra (veja abaixo os premiados).

Todos os participantes receberam um laço laranja com o objetivo de reforçar o combate à violência contra as mulheres. “O Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher é 25 de novembro e desde essa data estamos ativas em diversas atividades para reforçar esta mensagem”, afirmou a presidente do Tucanafro do Estado de São Paulo, Silvia Cibele.

Confira abaixo os homenageados do dia:

Homenagens ao Dia do Samba

Troféu Dandara: Grazzi Brasil – cantora e moradora da periferia, é a única mulher interprete de samba de enredo de escola de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Primeira mulher intérprete da Escola Vai Vai.

*Medalha Ubuntu: RENAN RYQUELME CAETANO DE SOUZA GONÇALVES, o Renanzinho, menino de apenas 3 anos de idade que toca tan tan e pandeiro, um exemplo de promoção e preservação da cultura negra.

TROFÉU ZUMBI DOS PALMARES E TROFÉU DANDARA
Mesa de trabalho: Silvia Cibele, presidente do TucanAfro Estadual, Milton Flávio – Secretário Municipal de Relações Sociais, Elisa Lucas – Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Ivan Lima – Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Jacareí Lucimar Ponciano, Alexandre Ifatolá – Presidente do TucanAfro Municipal SP, Otunba Adenkule – vice Rei de Abeokuta – Nigéria, Presidente do Centro Cultural Africano e Eloy Miguel – vice Presidente do PTB Afro.

HOMENAGEADOS
Juvenal Araújo – como reconhecimento pelos avanços da SEPPIR que, durante sua gestão, conseguiu que Estado e Município de São Paulo assinassem o SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), possibilitando o recebimento de recursos e de emendas parlamentares para a promoção de políticas públicas de promoção da igualdade racial. Reconhecimento também pelo trabalho de regularização de áreas quilombolas, indígenas, pela realização de cursos de capacitação e de formação para o empoderamento dos negros.

José Vicente – Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e idealizador do Troféu Raça Negra.

OTUNBA ADEKUNLE – Vice Rei de Abeokuta – Nigéria, Presidente do Centro Cultural Africano – CCA, Idealizador do Premio África Brasil e Àsè Isésè , Autor do livro Ifá Filosofia e Ciência de Vida, Apresentador do canal do Youtube Ifá Caminhos de Vida e Coaching do Bem-Estar.

FERNANDO ALFREDO – Fernandão , Vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB na capital e membro da Executiva do TucanAfro Municipal. Foi indicado como reconhecimento de sua luta pelo fortalecimento da militância.

ONG ABC NA BOCA DO POVO – Relevantes trabalhos prestados junto à comunidade carente da Zona Leste, Cangaíba em especial, com foco na formação cultural das crianças.

TROFÉU DANDARA
CIDINHA RAIZ – Psicóloga, Terapeuta, Agente Bem Querer Mulher, PLP, Mediadora e Conciliadora Civil e Criminal pelo TJ e MP, Conselheira do CPDCN, presidente do MDB Afro, pós graduação em Recursos Humanos e História da África e do Negro no Brasil e Primeira Candidata Negra ao Senado Federal por São Paulo.

ADRIANA VASCONCELLOS – Militante e Ativista Movimento Negro, Professora da rede pública municipal de ensino e membro do PODEMOS Afro. Adriana infelizmente não conseguiu comparecer por motivos familiares, envolvendo seu filho, mas, o Troféu será entregue pessoalmente pela Executiva do TucanAfro.

SANDRA DURVAL – Egbonmi Sandrinha de Oxossi, Exerce o posto de Iyalossain do Ilé Alaketu Asé Aira – Axé Batistini Casa de seu Babalorixá Táta Pércio de Xangô. Conselheira do Secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB TucanAfro – GESTÃO UBUNTU 2017/2019 e Líder Comunitária

HOMENAGENS PELOS 15 ANOS DO TUCANAFRO

CHRIS LIMA Militante e Ativista do Movimento Negro e fundadora do TucanAfro São Paulo, recebeu o Troféu “MULHER NEGRA – Tereza de Benguela” em alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra

MEDALHA UBUNTU
DIEGO MORENO – Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Diretor da Comissão Estadual de Igualdade Racial, Assessor Jurídico do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, Superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem.

ROSALVO SALGUEIRO -indicado ao prêmio Nobre da Paz 2018, professor Universitário, Presidente do Movimento de Moradia Popular e Presidente dos Movimentos Sociais do PSDB-SP.

Publicado por PSDB SP em Sexta, 7 de dezembro de 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*