Início Saiu na imprensa Denúncia de João Dias atinge campanha presidencial do PT

Denúncia de João Dias atinge campanha presidencial do PT

Veja online

Ao revelar desvios no governo de Brasília, delator do esquema no Esporte também relatou ter ajudado a pagar dívidas de campanha petista em 2006

No depoimento que prestou à Polícia Militar, nesta quarta-feira, o soldado João Dias conta que sua relação com Paulo Tadeu, secretário de governo do Distrito Federal, teve início ainda em 2006. O motivo: o policial intermediava a arrecadação de recursos para o comitê regional da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. Delator de esquemas de corrupção no Ministério do Esporte e no governo de Brasília, Dias conta que ajudou a cobrir um rombo milionário na coordenação local da candidatura a presidente.

“Foram repassados 1 milhão de reais de forma parcelada ao deputado Paulo Tadeu para o pagamento das campanhas regional e presidencial no 1º e no 2º turno para presidente, para que o deputado pudesse ser o coordenador”, afirma Dias no depoimento obtido por VEJA. O episódio é relatado de forma breve, quando o delator explica o surgimento de sua relação pessoal com o atual homem forte do governador Agnelo Queiroz.

Registro – O policial diz que o registro de saques de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) pode comprovar as transações financeiras. A unidade fica na cidade de Sobradinho, onde vive João Dias. O soldado relata que as informações também foram repassadas à Polícia Federal (PF). No depoimento à Polícia Militar, no entanto, João Dias não detalha a origem dos recursos. O período a que o delator se refere ainda é anterior à descoberta das fraudes no Ministério do Esporte, reveladas em 2008. Dono de entidades que mantinham contratos milionários com a pasta, João Dias foi acusado de desviar recursos dos contratos. Ele alega que o PCdoB, partido de Agnelo à época, cobrava propina para manter os convênios.

Os desmandos tiveram início justamente na gestão do atual governador do Distrito Federal, que comandou a pasta entre 2003 e 2006. Na campanha que João Dias diz ter ajudado a financiar, Agnelo foi candidato a senador pela coalizão petista. João Dias foi detido nesta quarta-feiraapós entrar no palácio do governo distrital e jogar 200.000 reais em dinheiro no gabinete de Paulo Tadeu. Durante a confusão, o delator ofendeu uma funcionária e quebrou o dedo de um policial militar.

 

 

Artigo anteriorPM que delatou esquema diz ter recebido propina de aliado de Agnelo
Próximo artigoEstado assina convênio de R$ 400 mil com Santa Casa a pedido de Massafera