Início Saiu na imprensa Haddad prestará esclarecimento na Câmara sobre Enem

Haddad prestará esclarecimento na Câmara sobre Enem

Valor Econômico

SÃO PAULO – O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, prestará esclarecimentos na Câmara dos Deputados no dia 22 de novembro para explicar as falhas e o aumento do custo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

O convite foi feito pelo líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), na Comissão de Fiscalização Financeira em setembro, mas só foi respondido agora, depois da tentativa dos tucanos de aprovar uma convocação ao petista depois do ministério admitir o vazamento de 14 questões do Enem para um colégio de Fortaleza.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) afirmou, ao site do PSDB, que “erros grosseiros” têm ocorrido com o Enem desde 2009, quando a prova foi roubada na gráfica e o exame teve que ser adiado. Quatro pessoas foram presas devido ao crime.

O PSDB também questiona o aumento no valor do contrato do ministério com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), vinculado à Universidade de Brasília (UnB), que foi de R$ 128,5 milhões em 2010 para R$ 372,5 milhões em 2011. Haddad argumenta que o número de alunos cresceu muito de uma edição para outra.

Embora os tucanos neguem que o convite tenha conotação política devido à provável candidatura do ministro a prefeito de São Paulo, Matos critica a postura do petista. “Como um gestor que não consegue gerir uma só área, que é a educação, quer ser prefeito da maior cidade do Brasil?”, indagou.

(Raphael Di Cunto/Valor)

 

Artigo anterior“Vou inverter a ordem de demissões no governo”, avisa Lupi
Próximo artigoMinistro deu verba a ONG de aliado que era alvo da PF