Início Artigos “Dilma é responsável”, por Alberto Goldman

“Dilma é responsável”, por Alberto Goldman

A respeito das denúncias de pagamento de propina na Petrobrás, conforme delação premiada de um de seus diretores, a presidente Dilma Rousseff, em entrevista ao Estadão, afirmou que se houve “sangria” ela já foi estancada. “Se houve alguma coisa, e tudo indica que houve, eu posso te garantir que todas, vamos dizer assim, as sangrias que eventualmente pudessem existir estão estancadas.”

Caros leitores leiam e interpretem comigo, se eu estiver errado me contestem. Se as sangrias existiram, e segundo ela “tudo indica que houve”, e ela sabe que foram estancadas, é porque ela tinha conhecimento do que houve. Foram estancadas por ela ou por alguém de seu governo, e ela soube.

Confessa que soube e que foram estancadas. Muito bem. E o que fez? Quem eram os servidores públicos que participaram das operações? De quanto foi a sangria? Quem recebeu esse sangue (o dinheiro desviado)? A quem ele abasteceu?

Ela deixou tudo por isso mesmo? Não levou avante qualquer investigação para esclarecer todo o processo criminoso?

Ela teve qualquer benefício pessoal material direto? Parece que não. Mas teve benefícios políticos diretos na cooptação da base de apoio partidário e parlamentar ao seu governo. Foi conivente por interesse político. Omitiu o fato criminoso e se omitiu de tomar as medidas devidas.

Pode ter cometido crime de responsabilidade.

Artigo anteriorImbassahy quer tornar público depoimento de ex-diretor da Petrobras
Próximo artigo“Rumo à segundona”, análise do ITV