Início Saiu na imprensa Thomaz Bastos pede consulta a novo texto de procurador

Thomaz Bastos pede consulta a novo texto de procurador

Os advogados Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias, que defendem réus do processo do mensalão, pediram para ter acesso ao texto entregue ao Supremo na semana passada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no qual ele reafirma suas acusações contra os suspeitos de envolvimento no esquema.

No memorial entregue ao Supremo – uma espécie de resumo das acusações contra os 38 réus do processo do mensalão -, o procurador-geral afirma que o caso é o mais “ousado” esquema de corrupção já montado no País.

Os advogados negam que o pedido possa adiar o início do julgamento, marcado para a quinta-feira. “Caso seja aceito pelo STF, o pedido de vista não ensejará qualquer tipo de adiamento do julgamento. O requerimento apenas reafirma uma prerrogativa da defesa de se pronunciar após a acusação, em atendimento aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório”, informou nota divulgada pelos defensores na tarde de ontem.

Além de Thomaz Bastos e Dias, outros defensores protocolaram requerimentos ontem. Nenhum deles deverá ser capaz de adiar o início do julgamento, segundo avaliação de integrantes do Supremo Tribunal Federal.

O julgamento do mensalão deverá durar um mês e meio. Deve acabar às vésperas das eleições municipais de outubro.

Artigo anteriorCom apoio de Lula e aval de colegas do Supremo, Toffoli vai julgar mensalão
Próximo artigoRelembre o surgimento e a evolução do mensalão