Na tarde de sábado, 15, nosso candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra participou do Grande Encontro com a Educação, nas escadarias do Theatro Municipal, no Centro.
O evento foi marcado por muita alegria e empolgação, e contou com cerca de 4 mil pessoas entre professores, diretores, dirigentes de ensino e outros profissionais de educação, de todas as regiões da cidade, para ouvir as propostas de Serra para o setor. “Hoje saio daqui com energia extra que vocês trouxeram de todo sistema educacional de São Paulo”, disse Serra.
No evento, o candidato anunciou a criação de um Centro de Formação de Professores, para que os profissionais que estão ingressando na carreira possam se familiarizar com o sistema e receber treinamento. Aqueles que já estão na carreira, terão oportunidade de se aprofundar e fazer reciclagem. Os cursos serão estendidos aos professores de creches conveniadas. “Será um centro primoroso”, afirmou o tucano.
Serra também destacou que irá valorizar os professores não só do ponto de vista de assistência pedagógica, mas também do ponto de vista salarial. “Também vamos continuar investindo nas condições físicas e materiais do ensino”, disse. Ele lembrou que vai ampliar a rede de ensino técnico e profissional na cidade. “O ensino técnico profissional vira emprego, melhora a qualidade dos recursos humanos em São Paulo, ajuda nosso desenvolvimento e leva renda para as famílias.”
Durante o encontro, Serra disse que se sentia “em casa” entre tantos professores. “Fui desde adolescente professor, quando era prefeito e governador eu dava aula uma vez por semana. Eu tenho paixão pelo ensino”, afirmou. “No mundo de hoje, educação é desenvolvimento, bem-estar, renda para as famílias e felicidade para as pessoas”.
O candidato elogiou o trabalho de seu vice, Alexandre Schneider, que foi secretário municipal da Educação de 2006 até este ano. “Ele teve um desempenho brilhante como secretário”, disse. Entre as principais realizações de Schneider, Serra destacou o fim das escolas de lata e a expansão do ensino infantil. “Batemos recorde histórico em matéria de vagas. Em 2005, eram 60 mil vagas em creches. Em 2012, 210 mil. O PT em sua gestão criou apenas 11 mil vagas”, afirmou Serra. O encontro contou com a presença de um intérprete de libras para deficientes auditivos.
Para a dirigente regional de ensino Solange Galleti, São Paulo tem que votar 45! “Esse evento é de total importância, Serra é o único candidato que pode fazer tudo o que prometeu”, disse
“Precisamos dar continuidade a tudo que tem sido feito pela Educação”, disse a também educadora Maria Helena Faustini.