O candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou na tarde da última sexta-feira, 20, que para vencer a eleição é preciso que os candidatos tenham foco em suas campanhas e propostas e prestem contas de seu trabalho junto ao eleitor. Serra se reuniu com os candidatos à Câmara Municipal da capital pelo PSDB-SP e partidos aliados, que compõem a coligação “Avança São Paulo”, durante o curso de Liderança em Campanha Eleitoral ministrado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV-SP), órgão de formação política do PSDB.
“Precisamos ir em busca de voto, em vez de dar cotoveladas nos adversários e prestar contas do que foi feito. É necessário que haja o trabalho corpo-a-corpo, casa a casa, em clubes e no local de trabalho das pessoas. A televisão não é suficiente, nem de longe, para eleger ninguém. Temos que trabalhar todos os dias, deixem o descanso para depois das eleições. Aliás, não há nada melhor que descansar depois de vencer uma batalha”, continuou.
Serra deu conselhos e compartilhou experiências com os candidatos a vereador. “Na hora da campanha eleitoral temos que fazer três perguntas clássicas que permitem abranger todo nosso esquema de preparação: O que fazer, como fazer e quanto fazer?”, disse o tucano.
“Nós estamos fazendo uma campanha juntos para ganharmos e governarmos juntos. Vamos governar com responsabilidade”, concluiu Serra.
O presidente do ITV-SP e Líder da Minoria na Câmara, deputado Mendes Thame, abriu o encontro dizendo que “a política é a arte de agir em conjunto”. “O processo eleitoral é um momento extraordinário de conscientização política. Todos nós queremos melhorar a vida das pessoas e uma cidade que funcione bem”, disse Thame.
Para o Coordenador Geral da campanha, Edson Aparecido, partidos fortes são construídos nas eleições municipais. “É neste momento que temos representantes vendo de perto as necessidades das pessoas. Nós temos o melhor candidato, com a melhor história, e a melhor chapa de vereadores para ganharmos essas eleições.”
Lideranças políticas como o vice de Serra, Alexandre Schneider (PSD); o vice-governador do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), e o coordenador de mobilização da campanha, deputado Walter Feldman, estiveram presentes no encontro.
O curso de Liderança em Campanha eleitoral baseia-se no aprendizado e troca de experiência entre candidatos, assessores, especialistas em marketing político, pesquisa eleitoral, internet, liderança política e gestão eleitoral. O curso foi divido em dois módulos: na parte da manhã os assuntos discutidos foram “Liderança”, “Gestão” e “Formação de Equipe”; já na parte da tarde, “Opinião Pública” e “Comunicação” foram os tópicos abordados.