O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quinta-feira, 26, investimentos de R$ 555 milhões para melhorias nos serviços da CPTM.
“Temos três boas notícias para os trens de São Paulo. Primeiro a entrega de dois trens novos, cada um com oito carros e corredor contínuo. A segunda boa notícia é o investimento em Presidente Altino, são R$ 165 milhões. E a terceira é sobre energia, estamos aumentando a capacidade de energia e as subestações”, disse o governador.
Na ocasião, foram entregues dois novos trens para operação na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desde 2006, com a modernização da frota, já foram adquiridos 105 trens e está elaborando edital para a aquisição de mais 65.
Fabricados pela CAF, na unidade em Hortolândia/SP, os trens contam com oito carros cada e são equipados com tecnologia de ponta, com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas. Além disso, contam com monitoramento feito por meio de câmeras.
O maior diferencial em relação aos trens recém-adquiridos é o salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Com 170 metros de comprimento, a parte externa do trem segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota e conta com design arrojado, layout moderno e funcional no seu interior. As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e contam também com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).


