O Governo do Estado, por meio do programa Via Rápida Emprego, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, vai capacitar até o final deste semestre 3.006 pessoas na área de gastronomia. As primeiras turmas já iniciaram às aulas, mas ainda há 966 vagas disponíveis em diversos cursos. Entre as opções, estão: Formação de Garçons e Garçonetes, Panificação básica, Confeitaria, Ajudante de cozinha, Panificação artesanal, Panificação e confeitaria, Garçom, Cozinheiro geral e Bartender. As aulas serão executadas a partir de setembro. São 184 vagas na capital e região metropolitana e 782 no interior e litoral. As inscrições devem ser realizadas no sitewww.viarapida.sp.gov.br.
Os cursos voltados para área de gastronomia serão executados em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape). Neste semestre, também serão realizados cursos em unidades da rede de Restaurantes Populares Bom Prato, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O Via Rápida Emprego também oferece capacitação nas áreas de comércio, indústria, informática, prestação de serviços e construção civil. Há ainda opções de cursos específicos para pessoas com deficiência e para presidiários em regime semiaberto. Até o final deste semestre, serão capacitadas mais de 37 mil pessoas, em 491 municípios paulistas.
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.