Início Notícias do PSDB Líder diz que esquema Delta-Cachoeira é igual a valerioduto

Líder diz que esquema Delta-Cachoeira é igual a valerioduto

Na reunião da CPI Mista, realizada nesta terça-feira(04/09), o Líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), voltou a fazer apelo à direção da comissão para que sejam votados os requerimentos de quebra de sigilo bancário e fiscal de 12 empresas identificadas como “laranjas” do esquema Cachoeira. Alvaro Dias destacou o trabalho realizado pela Assessoria Técnica do PSDB, que em seu décimo relatório produzido sobre o caso, já identificou repasses de R$ 421 milhões da empresa Delta para essas empresas. “Boa parte dos recursos repassados pela Delta às empresas laranjas foram sacados na boca do caixa, em um esquema que funciona da mesma forma que funcionou o valerioduto no escândalo do mensalão. Esses recursos O presidente da certamente devem ter sido destinados a pagamento de propina resultante do tráfico de influência e do superfaturamento de obras dentro do consórcio Delta-Cachoeira”, disse.

Alvaro Dias disse que depoimentos como os que vêm sendo feitos na CPI do Cachoeira “não acrescentam e, por isso, é necessário investigar quebrando sigilos, pois o que permite o acúmulo de provas documentais é a análise dos documentos que chegam à comissão”. ” Dessa forma, poderemos ter ao final material de prova a ser encaminhado ao Ministério Público”, avaliou. Ao ser questionado sobre a possibilidade de a CPI não aprovar os requerimentos de quebra dos sigilos bancários das 12 empresas, o senador respondeu que “os fatos são contundentes e não há como negar a aprovação dessas solicitações”. “Rejeitar esses requerimentos seria afirmar que não desejamos investigar”, afirmou.

O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), convocou as lideranças dos partidos para uma reunião em seu gabinete às 16 horas desta terça-feira (4). O objetivo é tentar um acordo para a realização de uma reunião administrativa na quarta-feira (5), para votação de requerimentos de quebras de sigilo e de novas convocações. As lideranças também deverão estabelecer um cronograma de trabalho da comissão.

Da Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Artigo anteriorImpunidade estimula a corrupção, afirma Alckmin
Próximo artigoMelhoria do ensino médio é fundamental para aperfeiçoar qualificação profissional, diz Mourão