Início Notícias do PSDB Julgamento do mensalão já dá lições preliminares

Julgamento do mensalão já dá lições preliminares

O julgamento do processo do mensalão do PT está no segundo mês e já estabeleceu teses jurídicas que deverão levar à condenação da maioria dos réus do processo. E sugerem que casos de corrupção terão um tratamento mais rigoroso no Judiciário daqui para frente. A notícia é do jornal Folha de S.Paulo.

A importância do caso faz com que as decisões passem a ser referência para toda a Justiça, já que essa é uma das raras vezes em que o Supremo, preponderantemente um tribunal constitucional, analisa fatos e provas penais.

Os ministros julgaram até agora o primeiro e se encaminham para o término do segundo de sete capítulos do processo. Até agora, as conclusões é que o esquema de corrupção foi alimentado com dinheiro público, vindo da Câmara dos Deputados e principalmente do Banco do Brasil, além de que os empréstimos que o banco rural fez às empresas de Marcos Valério e ao PT eram de fachada.

Mais do que isso, os ministros derrubaram boa parte das teses apresentadas pela defesa, fixando a base para futuras condenações. Entre elas a de que é necessária a existência do chamado “ato de ofício” para que se configurasse a corrupção. A maioria dos ministros entendeu que basta o recebimento de propina para haver o crime, mesmo que o servidor não tenha praticado nenhum ato funcional em troca.

Em outro dos pontos, só dois ministros aceitaram até agora um dos argumentos centrais dos réus, o de que o esquema se resumiu apenas a gasto eleitoral não declarado à Justiça – o caixa 2. Para a maioria dos magistrados, não importa qual é o fim do dinheiro, e sim o fato de que desviar dinheiro público é crime. A recusa da tese de um crime justificado por outro é uma mostra de que os crimes de colarinho branco serão encarados com outros olhos de agora em diante.

Do PSDB Nacional

Artigo anteriorLegislação modernizada
Próximo artigoOperação Independência reforça policiamento nas rodovias no feriado