Ao reafirmar seu compromisso com a habitação popular, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, ainda vestiu a camisa dos movimentos por moradia em São Paulo. Foi o que aconteceu na manhã deste domingo, 16 de setembro, em encontro com representantes da área na quadra da escola de samba Imperador do Ipiranga. Serra ganhou a camiseta do Movimento dos Sem Teto do Ipiranga (MSTI) das mãos do presidente do grupo, Maksuel Costa, que reiterou seu apoio ao candidato.
Serra afirmou que para ele é “questão de honra” fazer cinco mil apartamentos no terreno da Petrobras que o movimento ocupa na região, próxima a Heliópolis, e que está em processo de desapropriação pela Prefeitura. O candidato disse ainda que vai avançar com o trabalho bem sucedido que começou quando assumiu a Prefeitura da capital, em 2005.
“Vamos preparar o terreno, despoluir a área em parceria com o Governo do Estado e entregar os cinco mil apartamentos no terreno da Petrobras”, disse.
O candidato tucano lembrou ainda que, quando assumiu a administração municipal, disse logo que queria “mudar a realidade das favelas de São Paulo, transformando-as em bairros”. E que essa mudança começaria por Heliópolis e Paraisópolis. “Beneficiamos 87 mil famílias com a urbanização de favelas”, afirmou. “Nas áreas de mananciais, que corriam riscos, foram 30 mil famílias apoiadas”. Outra informação importante destacada por Serra: somente em regularização de loteamentos, foram 28 mil famílias a contar com a ajuda da Prefeitura.
“Já fizemos e vamos fazer muito mais: urbanizar mais 200 favelas em São Paulo e ampliar o acesso às cartas de crédito nos próximos quatro anos”, ressaltou. Para a região do Ipiranga, foi declarado ainda outro compromisso – investir no desenvolvimento da área. “Vou cuidar da Operação Urbana do Ipiranga”.
Ao fechar seu discurso, Serra reafirmou seu compromisso com os movimentos sociais. “Me filiei ao MSTI hoje. E de verdade: vocês vão ter portas abertas para tratar de qualquer problema na Prefeitura”, afirmou. “Vou sair daqui mais feliz, com mais ânimo, energia e vontade de ser prefeito”, concluiu Serra.