Início Notícias do PSDB Feita em 2005, previsão de Delúbio de que mensalão ia virar “piada...

Feita em 2005, previsão de Delúbio de que mensalão ia virar “piada de salão” cai por terra

Meses após o então deputado Roberto Jefferson ter concedido a bombástica entrevista à “Folha de S. Paulo” denunciando o esquema, o petista Delúbio Soares afirmou ao jornal “O Estado de S.Paulo” que as denúncias seriam esquecidas e virariam “piada de salão”. Sete anos mais tarde, os magistrados endossaram a tese apresentada pelo relator, Joaquim Barbosa, de que Delúbio era o executor do esquema, comandado por Dirceu.

Já o ex-presidente Lula vem agindo como uma metamorfose ambulante (confira vídeo produzido pelo PSDB em julho). Ontem classificou de “hipocrisia” a condenação de seus correligionários. Nos últimos anos, tentou alegar que o mensalão era mero caixa 2 e chegou a dizer que o esquema cheirava a folclore dentro do Congresso Nacional. No entanto, em 12 de agosto de 2005, havia afirmado: “Não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que precisamos pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas”.

Sobre a tese esfarrapada do caixa 2 de campanha, ontem o petista teve que engolir uma severa crítica da ministra Carmen Lúcia, que destacou ter sentido “profundo desconforto” quando Delúbio assumiu diante do STF a prática de caixa dois. “Acho estranho e grave que uma pessoa diga ‘houve caixa dois’. Ora, caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade brasileira”, reprovou. Marco Aurélio Mello também fez uma crítica indireta ao ex-presidente da República, que sempre alegou desconhecer o esquema. “No Brasil há essa prática de nada se saber”, disse o magistrado de forma irônica.

Do PSDB na Câmara

Artigo anteriorMendes Thame questiona Edison Lobão sobre parques eólicos parados
Próximo artigoAcusação do PT contra oposição é ato de cinismo, afirma Feldman