Início Notícias do PSDB Para Barbosa, Dirceu comandou grupo que se uniu para corromper políticos

Para Barbosa, Dirceu comandou grupo que se uniu para corromper políticos

O relator do mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse na sessão desta quarta-feira (17) que o ex-chefe da Casa Civil e outros integrantes da cúpula do partido se uniram ao grupo de Marcos Valério e aos dirigentes do Banco Rural para corromper parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo do ex-presidente Lula. Para Barbosa, não há dúvidas que Dirceu comandava o grupo. “Anoto nos autos elementos de convicção ao sustentar que José Dirceu comandava o núcleo político que, por sua vez, orientava o núcleo publicitário e agia em conjunto ao núcleo financeiro”, afirmou.

“Há demonstração de que agentes do núcleo político, em conjunto com do núcleo financeiro e publicitário, corromperam parlamentares para ampliar e manter a base aliada. Tudo isso passou da fase de mera especulação para concretude”, disse.

Ainda segundo o relator, depoimentos “reforçam a atuação” de Dirceu na quadrilha.

O julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (18) com a continuação do voto de Barbosa sobre o último capítulo – o de número 2 – da ação penal. Hoje, a Corte definiu uma sessão extra na terça-feira (23) pela manhã. A ideia é encerrar o julgamento na semana que vem, já que o relator tem viagem marcada para o exterior para tratamento médico.

Do PSDB Nacional

Artigo anteriorQuestões de Ordem: Prova diabólica
Próximo artigoA marca do PT é o mensalão, afirma Guerra