Com vitórias em nove cidades, o PSDB é o partido que mais venceu eleições no segundo turno da disputa municipal, realizado neste domingo (28). O PT, com oito cidades, é o segundo colocado.
O partido venceu nas capitais Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA) e também nos municípios de Blumenau (SC), Franca (SP), Pelotas (RS), Campina Grande (PB), Sorocaba (SP) e Taubaté (SP). Com esses triunfos, a legenda chega a um total de 701 prefeituras conquistadas na disputa de 2012. No primeiro turno, o partido foi o mais votado para o executivo em 692 municípios.
A excelente representatividade em quatro capitais – a vitória em Maceió (AL) foi obtida ainda no primeiro turno – sinaliza um avanço em relação à ao desempenho da sigla no pleito de 2008, quando o PSDB esteve à frente em apenas três capitais. “Nós temos de comemorar os resultados nas regiões Norte e Nordeste onde tivemos um crescimento e nos fortalecemos em relação às eleições anteriores”, declarou o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE).
Perfil dos prefeitos eleitos em São Paulo:
Franca (SP) – Alexandre Ferreira
Médico veterinário e professor universitário, 44 anos, tem mestrado em promoção da saúde e pós-graduação em gestão pública. Disputa, em 2012, sua primeira eleição, apoiado pelo atual prefeito Sidney Franco da Rocha – cujo trabalho é aprovado por 90% da população.
Como secretário municipal de Desenvolvimento e Saúde, executou ações como o projeto Remédio em Sua Casa, que possibilitou a entrega de medicamentos a pessoas com deficiência física. Também foi o responsável pela informatização do sistema de marcação de consultas e exames.
Entre as propostas, estão a criação de uma central de monitoramento do trânsito e a implantação de um ônibus-biblioteca – chamado “BusãodaEducação.com”, que também conterá um laboratório de informática. No primeiro turno, foi o candidato mais votado, com 38,14% dos votos válidos. Sua coligação elegeu seis vereadores, formando, assim, a maior bancada na Câmara Municipal. É filiado ao PSDB desde 2011, casado e pai de dois filhos.
Sorocaba (SP) – Antônio Carlos Pannunzio
Aos 69 anos, o engenheiro metalúrgico Antonio Carlos Pannunzio tem uma ligação umbilical com Sorocaba. O pai do candidato do PSDB à prefeitura da cidade, Armando Pannunzio, foi prefeito por duas vezes nas décadas de 60 e 70 e teve papel fundamental do desenvolvimento econômico e industrial da região.
Antonio Pannunzio segue os passos paternos. Ele começou sua carreira pública como secretário de Serviços Públicos em 1987. Dois anos depois, elegeu-se prefeito e, em 1995, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por 16 anos. Na época, chegou a ser vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso na Casa.
Agora, Pannunzio chega ao segundo turno das eleições municipais praticamente empatado com seu adversário. Ele obteve 116,5, mil votos, o equivalente a 35,6% do total válido, somente três pontos percentuais a menos que seu concorrente.
Taubaté (SP) – Ortiz Júnior
Aos 38 anos, Ortiz Júnior quer dar continuidade ao trabalho que seu pai, Bernardo Ortiz, fez quando comandou a prefeitura da cidade entre 2001 e 2005.
É formado em Direito, com cursos de pós-graduação em Direito Público, Gestão Ambiental, Direito Administrativo e Gerência de Cidades. Recebeu 78.029 votos no primeiro turno, o que equivale a 48,7% dos votos válidos – seu adversário no segundo turno foi escolhido por somente 40.869 eleitores. A bancada de vereadores da coligação – que inclui 14 partidos – será a maior da Câmara de Vereadores a partir de 2013.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é um dos principais apoiadores da candidatura do tucano. “O Ortiz Júnior conhece os problemas de Taubaté, tem grande capacidade de trabalho, e, juntos, vamos acelerar as obras e serviços”, afirmou o governador.
Entre as propostas para a cidade constam o ensino em período integral e a criação de uma “comissão de mães” responsáveis pela fiscalização da qualidade da merenda servida nas escolas públicas. Ortiz é casado com Mariah e tem uma filha.
Do PSDB Nacional