Vice-líderes do PSDB, os deputados Vanderlei Macris (SP), Nilson Leitão (MT) e Domingos Sávio (MG) rechaçaram as críticas feitas à oposição em nota assinada pelo PT e outros partidos da base aliada. No texto divulgado na tarde desta quinta-feira (20), as legendas acusam PSDB, DEM e PPS de práticas golpistas, calúnia, difamação e denúncia sem prova para “comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Lula”. Os governistas se referem à nota conjunta da oposição que cobra explicações do petista, apontado como chefe do mensalão pelo empresário Marcos Valério segundo reportagem da revista “Veja”.
Para Macris, as críticas são descabidas. “Não venham falar sobre posições golpistas. Cobramos a investigação dos fatos que estão sendo denunciados por Marcos Valério e não pela oposição”, afirmou Macris. Ouça.
Segundo os partidos governistas, a oposição quer “transformar em verdade o amontoado de invencionices”. “A invencionice de que eles sempre acusaram a revista Veja está comprovada em relação ao mensalão. O julgamento mostra que a quadrilha existiu, que a usurpação de dinheiro público foi uma realidade e que o PT no poder construiu uma organização para comprar votos no Congresso Nacional”, completou.
“O PT não pode imputar à oposição essa acusação. Estamos fazendo o que é a nossa obrigação. Quem disse que o Lula está envolvido no mensalão foi Marcos Valério. Ele sim era ligado ao governo do PT, amigo pessoal do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do então tesoureiro Delúbio Soares”, ressaltou Leitão.
“A maioria dos ministros do Supremo foi nomeada por Lula e Dilma. Quem tentou ir lá no STF pressionar foi Lula para que não houvesse análise do mensalão”, lembrou o tucano.
De acordo com Domingos Sávio, o PT perde a chance de esclarecer a denúncia da “Veja”. “Em vez de pedirem desculpas para o povo brasileiro e corrigirem, eles querem enganar a todos. Quem condena os mensaleiros é o STF, quem está denunciando o ex-presidente Lula é o senhor Marcos Valério, que serviu a esse esquema e resolveu abrir o jogo”, disse.
A nota acusa ainda a oposição de “barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento”. “É hora de passar o Brasil a limpo e parar com essa demagogia de tratar o petismo como a salvação do país, sendo que eles são os pais do populismo, da enganação e da roubalheira”, concluiu Sávio.
Do PSDB na Câmara