Início Notícias do PSDB Alckmin autoriza a aquisição de 65 novos trens para a CPTM

Alckmin autoriza a aquisição de 65 novos trens para a CPTM

A maior compra de trens realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em um único certame foi realizada nesta sexta-feira (3), pelo governador Geraldo Alckmin. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é autorizada a iniciar a concorrência nacional para aquisição de 65 novos trens, formado por 8 carros cada um, totalizando 520. Com este novo lote, 85% da frota metropolitana estará completamente renovada para trazer mais agilidade aos passageiros.


Desde 2006, já foram adquiridas 105 composições, das quais 74 já estão em operação em diversas linhas da CPTM. As demais serão entregues gradativamente até 2013. Os trens terão passagem livre entre os carros e serão acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, contando com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio) e equipados com ar-condicionado e câmeras de vigilância em todos os carros.

 

“Com os novos trens, os investimentos na parte de energização de rede aérea e a parte de sinalização, nós vamos diminuir o tempo de intervalo entre os trens. Hoje, as linhas 9 e 11 têm intervalo de quatro minutos, na linha 10 o intervalo é de cinco minutos e as linhas 7, 8 e 12 têm intervalos de seis minutos. Todas elas terão os intervalos reduzidos para três minutos”, afirmou Alckmin.

Além de gerar novos negócios e aquecer o mercado metroferroviário, o Governo do Estado de São Paulo tem contribuído para o aumento de empregos no setor. Em 2011, a indústria nacional gerou cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e obteve faturamento de R$ 4,3 bilhões. A produção seguirá forte nos próximos anos. Para 2012, a estimativa é de crescer 5% em empregos e faturamento, segundo dados do próprio setor. A previsão é que os primeiros trens comecem a ser entregues a partir de 2014.
Com informações do Portal do Governo do Estado e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Artigo anteriorMourão anuncia melhorias na saúde em encontro realizado no Ribeirópolis
Próximo artigoProcurador-geral diz que mensalão ‘maculou gravemente a República’