Início Bancada Aprovado projeto de Thame que proíbe uso de dióxido de titânio em...

Aprovado projeto de Thame que proíbe uso de dióxido de titânio em alimentos e cosméticos

Antonio Carlos Mendes Thame

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (7) o projeto de lei 1370/11, de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), que proíbe a utilização de dióxido de titânio em alimentos e cosméticos.

Segundo o parlamentar, existem compostos mais eficazes para a proteção solar que o óxido de titânio, que pode ser substituído em nome de maior segurança para o meio ambiente. “O dióxido de titânio é bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Em bloqueadores solares, seu uso é comum em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar. No entanto, tem sido levantada a preocupação com a deposição deste composto nas águas, uma vez lavado da pele e levado pelo esgoto doméstico. O temor é que, ao impedir a penetração da luz solar, ele possa provocar alterações no ambiente dos organismos aquáticos, a começar pelas algas”, explicou.

Thame destacou as normas que disciplinam o destino de tintas de forma a evitar a contaminação ambiental e lembrou que seu uso deve ser restrito e feito por profissionais. “No caso do uso amplo de cosméticos pela população, tal controle torna-se impraticável. O descumprimento à proibição do uso de dióxido de titânio deverá ser considerado infração à legislação sanitária federal”, acrescentou.

Da assessoria da Liderança da Minoria

Artigo anteriorInvestimentos federais em segurança pública despencaram no primeiro ano da gestão Dilma, alerta ITV
Próximo artigoRelatório de Tripoli que legaliza acordos comunitários de pesca no país é acatado por unanimidade