Quatro cursos do Via Rápida Emprego – maior programa de qualificação profissional do Brasil – voltados a trabalhadores do porto terão início em agosto e formarão, já nas primeiras turmas, 120 pessoas para suprir demanda por mão-de-obra no cais santista. As capacitações serão realizadas a partir de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Movimentação de Mercadoria da região (Sintrammar).
Trata-se de um dos resultados da criação e ampliação do Via Rápida a partir do ano passado, durante a gestão de Paulo Alexandre Barbosa como secretário. Os cursos, com duração de um a dois meses, são: operadores de empilhadeiras de grande porte, operadores de carga com habilitação de empilhadeira, informática básica e capacitação de motoristas de carga.
As aulas serão realizadas no Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte), em São Vicente. Na parceria para a qualificação, o Sintrammar entra com a formação de um banco de empregos dos formados para intermediar mão-de-obra e preencher vagas abertas.
A Secretaria deve firmar também parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Baixada, para formação de profissionais para atuar em empreiteiras e estabelecimentos comerciais do setor. A ideia é que o sindicato também crie um banco de empregos com os formados nos cursos dessa área para inseri-los no mercado.


