O Governo do Estado de São Paulo segue investindo na implantação de ciclovias. A capital já conta com 19 quilômetros de pista para bicicletas na ciclovia do Rio Pinheiros, paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú). Com cinco novos quilômetros entregues em fevereiro de 2012, essa ciclovia é a maior pista urbana fora de parques. Desde a sua inauguração, a via já recebeu cerca de 500 mil ciclistas.
Ao longo da Linha 3-Vermelha do Metrô, há a ciclovia Caminho Verde, com 12,2 km de extensão ligando as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Outra ciclovia importante, que também está sendo ampliada, liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, com 15 km de extensão.
E vem mais investimentos por aí. Um dos exempos mais expressivos é o Plano Cicloviário Metropolitano, uma grande ciclovia que unirá oito municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital. O plano prevê a construção, até 2014, de 13 km para a utilização exclusiva de bicicletas em Guarulhos, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano.
A ciclovia terá como destino terminais de trens e ônibus, universidades e centros comerciais. Com este equipamento, a estimativa é que o uso da bicicleta em São Paulo possa superar 4% de todas as viagens diárias realizadas.