O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo iniciou o processo de licenciamento ambiental para construção da eclusa da Barragem da Penha, em São Paulo. A eclusa acrescentará 14 km ao trecho navegável do rio Tietê e integra o projeto do Hidroanel Metropolitano, que prevê a implantação de uma via navegável com 170 km de extensão na Região Metropolitana de São Paulo, destinada ao transporte de cargas e passageiros.
“Nossa proposta é fazer uma barragem na eclusa da Penha para ganhar 14 quilômetros de hidrovia. Com essa obra, as barcaças poderão subir o rio e ir para Itaquaquecetuba e perto de Suzano”, ressalta o governador Geraldo Alckmin.
Com a implantação da eclusa, o rio Tietê contará com 55 km navegáveis, com início na barragem Edgard de Souza (Santana de Parnaíba), passando pelas eclusas do Cebolão e da Penha e finalizando na altura da ponte da Nitroquímica, no bairro de São Miguel Paulista.
O projeto do Hidroanel Metropolitano consiste na utilização dos rios Tietê e Pinheiros e das represas Billings e Taiaçupeba para navegação, sendo necessária a construção de um canal artificial com 18 km de extensão para a interligação dos dois reservatórios, fechando o anel hidroviário.