O julgamento do mensalão do PT será retomado amanhã e a previsão é que o resultado sobre os casos dos políticos que integravam a cúpula do partido no governo Lula saia ainda esta semana. É grande a convicção de que os três serão condenados por corrupção ativa.
Destaque para a situação de José Dirceu, ex-ministro do governo Lula acusado de comandar o esquema de compra de votos no Congresso. A expectativa é que oito ministros votem pela sua condenação e dois pela absolvição. Até agora, 4 dos 10 ministros do STF já votaram. Por enquanto, existem 3 votos para condenar José Dirceu e Genoino e 4 para punir Delúbio Soares.
O julgamento será retomado com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello e do presidente, Carlos Ayres Britto. A maioria deve seguir a conclusão do relator, Joaquim Barbosa, que aceitou as acusações do Ministério Público Federal, que têm José Dirceu como o autor intelectual do mensalão do PT e chefe da quadrilha.
“O conjunto probatório sobre os pagamentos efetuados por Delúbio [ex-tesoureiro do PT] e Marcos Valério a parlamentares coloca o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática, como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas a parlamentares para apoiar o governo”, afirmou Barbosa, ao condenar Dirceu.
Além do relator do processo, Ricardo Lewandowski, que absolveu Dirceu, espera-se que o ministro Dias Toffoli também livre o amigo pessoal e ex-chefe das acusações. Os dois votos, porém, não devem ser o suficiente para inocentar o chefe da quadrilha do mensalão.
Se condenados pelo crime de corrupção ativa, a pena que o trio petista poderá pegar varia de 2 a 12 anos de prisão. A dosimetria (tamanho) da pena será definida pela Corte ao término do julgamento dos 37 réus.
Da Agência PSDB