Início Bancada Mendes Thame questiona Edison Lobão sobre parques eólicos parados

Mendes Thame questiona Edison Lobão sobre parques eólicos parados

O líder da Minoria na Câmara, Antônio Carlos Mendes Thame

O líder da Minoria na Câmara, Antônio Carlos Mendes Thame (SP), apresentou requerimento de informações (2514/2012) ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acerca dos parques eólicos que se encontram parados à espera de transmissão de energia.

O tucano quer saber, por exemplo, sobre as usinas que já foram concluídas e que não estão em funcionamento em virtude da ausência de linhas de transmissão; o montante de investimentos aplicados nos projetos; o volume de energia que será produzido; que penalidades os editais estabelecem para situações de descumprimento dos prazos; e quem arcará com os prejuízos financeiros decorrentes das indenizações às usinas que ficaram prontas, mas não entraram em funcionamento.

Segundo denúncia do jornal “O Estado de S. Paulo”, no fim de setembro 32 dos 71 parques eólicos estão parados à espera de transmissão de energia. Para o líder, é notório a falta de planejamento e o descaso por parte das estatais. “É um prejuízo enorme ao país”, constatou.

O diretor da Aneel, Romeu Rufino, confirmou que houve um “descasamento” entre a entrega das usinas e do sistema de transmissão. Algumas empresas foram informadas de que os cronogramas de empreendimentos marcados para setembro de 2013 foram estendidos para janeiro de 2015.

Thame defende que as informações são de fundamental importância para o desempenho de suas atribuições constitucionais como parlamentar de acompanhamento das ações do Poder Executivo.

Do PSDB na Câmara

Artigo anteriorSTF retoma julgamento sobre lavagem de dinheiro no mensalão
Próximo artigoFeita em 2005, previsão de Delúbio de que mensalão ia virar “piada de salão” cai por terra