O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde da última segunda-feira, 16, que as obras da Linha 13-Jade da CPTM devem começar no início do ano que vem. O Expresso Guarulhos, que terá cerca de 11 km, ligará o município, na Região Metropolitana, à rede de transporte sobre trilhos da CPTM e Metrô.
“O projeto executivo já está sendo feito. Esperamos em agosto abrir o edital de pré-qualificação e no fim do ano o edital de obra e no início do ano que vem iniciar as obras. São três estações: a Engenheiro Goulart, que já existe, mas vai ser feita uma nova estação e as estações Cecap e Aeroporto. Queremos entregá-las o mais rápido possível. Simultaneamente serão feitos estudos para a estação São João para continuarmos a Linha-13”, afirmou Alckmin.
Ainda sobre investimentos nos transportes, o governador comentou que já está sendo feito o projeto funcional da Linha 19-Celeste, que atenderá a zona norte da capital e passará por Guarulhos e falou sobre as obras já adiantadas no corredor da EMTU.
Outros investimentos
Na reunião também foram discutidos investimentos na bacia hidrográfica do rio Baquirivu-Guaçu. “As obras relevantes em Guarulhos são: canalização do rio, a implantação do sistema macrodrenagem, ampliação do canal do rio Baquirivu-Guaçu, implantação de parque linear, construção de lagos de retenção na foz do córrego Cachoerinha, na foz dos córregos Água Suja e Tanque Grande, ampliação da foz do córrego Cocho Velho e construção de três reservatórios de retenção com capacidade de dois milhões e 25 mil metros cúbicos de reservação de combate a enchente”, finalizou.
Com informações do Portal do Governo do Estado