Um dos políticos mais influente do país, o governador paulista Geraldo Alckmin completa nesta quarta-feira, 07 de novembro, 60 anos.
“É um orgulho para nós do PSDB poder contar com um político do porte do Governador Geraldo Alckmin. Homem sério, comprometido com as mudanças sociais, responsável e um trabalhador incansável. A história de vida deste paulista de Pindamonhangaba que conquistou São Paulo e o Brasil é, para nós, motivo de inspiração. Só podemos desejar muitas felicidades e muitos anos de vida ao nosso governador”, disse o presidente do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias.
Médico por formação, especializou-se em Anestesiologia. Sua carreira política começou cedo, tornando-se vereador em sua cidade natal, Pindamonhangaba, quando tinha apenas 19 anos. Foi deputado federal constituinte pelo PMDB e ajudou a fundar o PSDB. Em 1976, aos 23 anos, foi eleito prefeito e se tornou o mais jovem da história da cidade a ocupar o cargo. De lá pra cá, foi deputado estadual e deputado federal. Foi vice-líder da bancada na Assembléia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na Câmara, foi o relator do Código de Defesa do Consumidor, e também o relator do projeto que originou a Lei de Benefícios da Previdência Social.
Entre 1991 e 1994, foi também presidente estadual do PSDB paulista. Em 1994, foi eleito vice-governador de Mário Covas. Além das atribuições do cargo, coordenou o Programa Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002. Foi candidato à Prefeitura de São Paulo em duas ocasiões, em 2000 e em 2008. Concorreu à Presidência da República em 2006. Em 2009, foi empossado secretário de Estado de Desenvolvimento. Em 2010, venceu as eleições para governador do Estado no primeiro turno, recebendo mais de 11,5 milhões de votos.