Início Bancada Plenário aprova MP que parcela dívidas de estados e municípios com Pasep

Plenário aprova MP que parcela dívidas de estados e municípios com Pasep

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (31) a Medida Provisória 574/12, que trata do parcelamento das dívidas dos estados, Distrito Federal e municípios com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) vencidos até 31 de dezembro de 2011. O PSDB votou a favor da matéria, mas apresentou emendas para melhorar o texto. No entanto, nenhum destaque foi aprovado. A MP segue para o Senado.

“A nossa posição é favorável, apesar de considerarmos que municípios e estados poderiam ser muito mais bem tratados pelo governo federal”, resumiu o deputado Walter Feldman (SP).

De acordo com César Colnago (ES), a renegociação das dívidas pesa no orçamento dos municípios por conta dos altos juros. “Enquanto o governo federal, por meio do BNDES, cobra taxas que variam em torno de 5,5%, para os prefeitos, a história é outra: a taxa média é 8,25%. Com certeza, esses encargos pesam muito sobre o município”, disse.

Segundo Alfredo Kaefer (PR), o partido apresentou emenda para anular multas, reduzir os juros e possibilitar a quitação dos débitos. “Os municípios estão em situação de penúria e não conseguem pagar suas contas. Essas medidas amenizam a situação. Ao aprovarmos o projeto, na forma como ele está, haverá prejuízo e impossibilidade de os municípios pagarem suas dívidas”, destacou.

O pagamento do débito será feito em 180 parcelas mensais por meio da retenção dos valores equivalentes no repasse dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM), feito pela União. O projeto de lei de conversão do relator Sandro Mabel (PMDB-GO) estende até 31 de janeiro de 2013 o prazo para que os entes interessados façam a opção pelo parcelamento de débitos do Pasep. O prazo terminaria em setembro de 2012.

Os deputados ratificaram também o projeto (PLP 579/10), que permite ao Distrito Federal e aos municípios concederem isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) à Fifa e outras pessoas para fatos geradores relacionados à Copa das Confederações (2013) e a do Mundo (2014). O texto ainda será analisado pelos senadores.

Também foi aprovada a proposta (PL 7432/02) que incorpora sugestão da Associação Brasileira de Acessibilidade (Abra) para incluir na lei de acessibilidade (10.098/00) a eliminação de barreiras para acesso a portais públicos e a sítios de interesse público por parte de portadores de deficiências.

Do PSDB na Câmara

Artigo anteriorFeldman quer explicações da Petrobras sobre erro no custo da obra de refinaria
Próximo artigoDeputados condenam irregularidades graves em 124 obras federais