Início Notícias do PSDB Programa do HC reduz a exposição a riscos em crianças

Programa do HC reduz a exposição a riscos em crianças

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira 3, por meio do Hospital das Clínicas da FMUSP, unidade da rede pública estadual – e maior complexo hospitalar da América Latina – , “Diagnóstico Amigo da Criança”. A ação visa garantir o máximo de precisão diagnóstica, com o mínimo de exposição a riscos, presentes ou futuros, para as crianças. O projeto se apoia em duas linhas principais: a drástica redução do volume de sangue coletado dos pacientes e da exposição das crianças à radiação ionizante. O projeto pioneiro do ICr poderá se tornar modelo para hospitais públicos pediátricos de toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde).
O Instituto da Criança do HC realiza, por mês, cerca de 550 internações de pacientes e aproximadamente 6.400 consultas ambulatoriais. Todas essas crianças devem ser beneficiadas pelo programa em seus atendimentos. O Programa “Diagnóstico Amigo da Criança” segue a diretriz da Política Estadual de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, que irá investir R$ 40 milhões nos próximos quatro anos em ações para humanizar o atendimento em suas unidades de saúde.
O projeto prevê ainda a criação do “Cartão Amigo da Criança”, que reunirá as informações do paciente em um suporte digital, afim de que o histórico médico da criança fique reunido e acessível aos profissionais de saúde para que o processo de diagnóstico e de tratamento sejam realizados sempre com o máximo de informações possíveis, evitando exames desnecessários ou excessivos, sem que se perca a precisão clínica.
Artigo anterior202 mil alunos das redes estaduais terão atividades culturais em setembro
Próximo artigoGoverno inicia canalização do Ribeirão Vermelho em Osasco