Início Bancada Projeto de Massafera aumenta segurança nos parques estaduais

Projeto de Massafera aumenta segurança nos parques estaduais

A intenção é que um monitor ambiental acompanhe as visitas

O projeto de lei número 565/2012 do deputado estadual Roberto Massafera torna obrigatório o acompanhamento de um monitor ambiental em visitas públicas aos parques e reservas ambientais do Estado de São Paulo. A medida visa reduzir o risco de acidentes e aumentar a consciência ecológica nos visitantes.

A norma determina ainda que os monitores ambientais deverão ser cadastrados pelos órgãos competentes e estarem aptos a prestar serviços como acompanhar, orientar, transmitir informações de teor educativo e de segurança pessoal a indivíduos ou grupos, em visitas, excursões escolares e turismo.

O projeto também contribui com a conservação dos parques estaduais, já que as visitas monitoradas causarão menor impacto ao meio ambiente e respeitar o que estabelece o Plano de Manejo de cada região.

“O Poder Executivo vai regular a lei, de forma a garantir a melhor forma de preservar os parques e a segurança dos visitantes. Muitas pessoas têm entrado nesses locais, se ferindo às vezes fatalmente, ou se perdendo em trilhas que desconhecem, justamente porque ignoram os riscos inerentes”, observou o deputado Roberto Massafera.

Em sua justificativa, o parlamentar alega que o aspecto ambiental, muitas vezes pouco conhecido dos visitantes, implica em falta de manutenção do ambiente natural, tendo como consequência o descontrole da temperatura, poluição, erosão e ameaça aos recursos hídricos, prejudicando assim a preservação da biodiversidade.

“A presença de um monitor ambiental nas visitações públicas é imprescindível. Ele tem a dupla responsabilidade de propiciar um passeio agradável, seguro, além de passar a importância da educação ambiental, da utilização dos recursos naturais de maneira racional, visto que as visitas não estão focadas só no lazer, dando lugar para a conscientização do respeito ao meio ambiente com o uso sustentável do patrimônio natural e cultural.”

Artigo anteriorFatec de São José dos Campos ganha avião para cursos
Próximo artigoDib critica promessas feitas em comício por Padilha