Início Notícias do PSDB Projeto relatado por Aloysio amplia direitos do passageiro em caso de alteração...

Projeto relatado por Aloysio amplia direitos do passageiro em caso de alteração do bilhete aéreo

Ampliar os direitos do passageiro que sofre com a cobrança abusiva de multas por parte das empresas aéreas, quando precisa mudar data ou horário de suas viagens. Esse é o objetivo do PLS 24/2012, apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e relatado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que determina a restituição da quantia efetivamente paga, “independente do tipo de tarifa”, caso a passagem não seja utilizada no prazo de um ano.

O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/1986), que valida o bilhete por um ano, após a emissão, e determina a restituição do valor pago, descontados os 10% da taxa de serviços prestados, mas não protege os passageiros que adquirem o bilhete por meio de tarifas promocionais. O relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), apresentou voto pela constitucionalidade e juridicidade da matéria e, no mérito, pela aprovação da matéria, que está pronta para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

“O projeto sob exame, ao sanar a mencionada lacuna normativa, estabelece um critério de equidade. O desconto de uma taxa de serviço de até 10% do valor da tarifa, a par de assegurar a cobertura dos custos administrativos em que tenham incorrido, previne o cometimento de abusos por parte das operadoras do transporte aéreo”, argumenta Aloysio Nunes em seu relatório, que pode ser votado já no mês de agosto, após o retorno das atividades do parlamento.

Caso seja aprovado na CCJ, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para apreciação no Plenário do Senado.

Com informações da Agência Senado

 

Artigo anteriorBill lança candidatura em Nova Odessa
Próximo artigoMensaleiros no tribunal