São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A linha, que está sendo construída pelo Consórcio Expresso Monotrilho Leste, atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. Quando estiver totalmente implantada, o percurso entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, feito atualmente em mais de duas horas, será percorrido em apenas 50 minutos. E a partir dessa quinta-feira, 17, uma maquete do trem do monotrilho da Linha 2-Verde pode ser vista em uma exposição ao lado da Estação Vila Prudente. O módulo, inaugurado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, é idêntico aos carros que estão sendo fabricados na cidade de Hortolândia, no interior paulista.
Os visitantes poderão conhecer os recursos disponíveis, como câmeras de segurança e ar-condicionado. Quem passar pela exposição poderá assistir a um vídeo que explica como será o monotrilho. O secretário falou sobre as vantagens do meio de transporte: “O monotrilho ganha no custo, que é metade do valor do metrô e na velocidade de implantação”. A previsão é que as duas primeiras estações, Vila Prudente e Oratório, sejam entregues em 2013.
SERVIÇO
Exposição da maquete em tamanho real do trem do monotrilho da Linha 2-Verde
Data: até 30 de setembro Horário: De quarta a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 10h às 17h
Local: Estação Vila Prudente da Linha 2- Verde do Metrô Endereço: localizada na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, nº 1.359, Vila Prudente
Entrada gratuita